VOLVO TROCA CAMINHÕES POR TRENS PARA REDUZIR AS EMISSÕES NA REDE LOGÍSTICA
Publicado em: 20/03/2020

A iniciativa faz parte de um plano de ação que a Volvo Cars revelou este ano pretendendo reduzir as emissões operacionais e logísticas

 

A Volvo Cars está tentando reduzir as emissões de Co2 em suas operações logísticas, trocando o transporte entre suas fábricas e os novos depósitos.

 

Na Europa os caminhões ainda são onipresentes no transporte de carros novos para posto de distribuição e concessionária. E a empresa está em processo de redução de emissões, substituindo cada vez mais transportes por caminhões por transporte ferroviário.

 

A Volvo Cars procurou usar o transporte ferroviário em escala mais ampla na China e estados Unidos.  Atualmente, os carros são transportados de suas fábricas na China para o porto de Ghent, na Bélgica, de trem duas vezes por semana. Outras conexões de trem entregam novos vagões Volvo a depósitos regionais na China e na Rússia.

 

“Quando dissemos que planejávamos reduzir significativamente as emissões em todas as nossas operações, pretendíamos”, disse Javier Varela, vice-presidente sênior de fabricação e logística da Volvo Cars. “Nossa rede de logística é apenas uma peça desse quebra-cabeça, mas importante, no entanto. Este é um exemplo de nosso compromisso em reduzir nosso impacto no meio ambiente por meio de etapas significativas e concretas”.

 

Nos EUA, a fábrica da companhia que fica localizada em Charleston, Carolina do Sul, utilizou uma rede de carga ferroviária que leva os carros novos para os depósitos em cidades da América do Norte. Esses trens atualmente conseguem substituir dezenas de caminhões por semana. O número provavelmente aumentará assim que o XC90 entrar em produção.