VOLKSWAGEN TRAÇA PLANO ESTRATÉGIOCO FOCADO EM TÉCNOLOGIA PARA BATERIAS E RECARGAS ATÉ 2030
Publicado em: 15/03/2021

A partir de 2023, as novas gigafábricas devem produzir  células com um valor energético total de 240 GWh por ano quando prontas

 

O Grupo Volkswagen apresentou hoje, em seu primeiro Power Day, sua trajetória tecnológica para baterias e carga até 2030. O objetivo desse roteiro é reduzir a complexidade e custo da bateria para tornar o carro elétrico atraente e viável para o máximo de pessoas possíveis.

 

Ao mesmo tempo, o Grupo quer garantir o suprimento de células de baterias para além de 2025. Apenas na Europa, seis gigafábricas, com uma capacidade de produção total de 240 GWh, serão instaladas até o final da década. A Volkswagen também busca a expansão global de uma rede pública de carga rápida. Com isso em mente, foram acertadas cooperações na Europa com as empresas de energia BP (Grã-bretanha), Iberdrola (Espanha) e Enel (Itália).

 

As novas fábricas precisam produzir células com um valor energético total de 240 GWh por ano quando prontas. A produção dessas células está prevista para começar em 2023 e será ampliada gradualmente para uma capacidade anual de até 40 GWh.

 

 

Expandindo a rede mundial de carga rápida: parcerias com BP, Iberdrola e Enel

 

Uma ofensiva de baterias da Volkswagen está sendo acompanhado por uma expansão em grande escala da rede de carga rápida. Juntamente com suas parceiras, a empresa pretende operar cerca de 18 mil postos públicos de carga rápida na Europa até 2025. Isso representa uma expansão da rede de carga rápida de cinco vezes em comparação com atualmente e corresponde a cerca de um terço da demanda total prevista para o continente para 2025.

 

 

A Volkswagen está tornando o carro elétrico parte do sistema energético

 

A Volkswagen pretende integrar no futuro o carro elétrico aos sistemas de energia privados, comerciais e públicos. Isso permitirá que a energia verde do sistema de energia solar seja armazenada no veículo e alimentada à rede doméstica caso necessário. Os clientes não apenas serão mais independentes em relação à rede de energia pública, mas também economizarão dinheiro e reduzirão como tomada de CO2. Modelos baseados na plataforma MEB exclusiva da Volkswagen irão possibilitar essa tecnologia a partir de 2022