VOCÊ SABE QUAL PNEU É MAIS ADEQUADO PARA SEU CARRO?  
Publicado em: 26/12/2019

Nunca espere um pneu ficar careca para fazer a substituição deles, isso coloca em risco a segurança de todos que estão no veículo

 

 

A escolha do pneu correto para o seu veículo é um fator muito importante para a sua segurança, e foi pensando nisso que a Goodyear dá algumas dicas para  fazer uma escolha segura e correta:

 

 

  • 1 – Substitua os pneus por outros da mesma medida recomendada pelo fabricante do veículo;

 

  • 2 – No caso de pneus tipo câmara, é recomendável a troca da câmara e do protetor;

 

  • 3 – Faça a substituição da válvula ao montar um pneu novo;

 

  • 4 – Ao repor apenas dois pneus (no caso de veículos de passeio), instale-os no eixo traseiro do veículo;

 

  • 5 – Verifique se o desenho da banda de rodagem, o índice de carga e o símbolo de velocidade são compatíveis com o recomendado pela montadora ou com o tipo de serviço do veículo;

 

  • 6 – Nunca monte pneus de dimensões ou construções diferentes em um mesmo veículo, exceto quando indicado pela montadora;

 

  • 7 – Nunca misture pneus de marcas, medidas, tipo de construção (radial ou convencional) ou desenhos da banda diferentes, assim como pneus novos com usados no mesmo eixo do veículo;

 

  • 8 – Não deixe de realizar o balanceamento e o alinhamento.

 

 

Outra dica é se atentar ao momento de realizar a troca do produto. Nunca espere que esses componentes fiquem carecas, pois isso pode causar muitos problemas, colocando em risco a sua segurança de todo que estão no veículo e ao redor dele.

 

Segundo a Resolução 558/80 do Contran, carros equipados com pneus que apresentem profundidade de sulco inferior a 1,6mm estão em situação irregular e podem ser apreendidos.

 

Para que você reconheça quando os pneus estão ficando desgastados, verifique os indicadores de desgaste. Eles estão sempre no alto do costado, identificados por um triângulo ou pela expressão TWI (aparecem de quatro a oito vezes em toda volta do pneu). Nesta mesma direção, no fundo dos sulcos (na banda de rodagem) existe um ressalto de borracha de 1,6 mm que indicará o momento exato da troca dos pneus.