Novo Mercedes C 200 tem motor com tecnologia EQ Boost e sistema elétrico com bateria adicional de 48 volts
Um dos destaques da 30ª edição do Salão do automóvel de São Paulo, a família de sedãs Classe C chega ao mercado inicialmente com quatro versões de sedãs: C 180 Avantgarde, C 180 Exclusive, C 200 EQ Boost e C 300 Sport.
O Classe C, líder em vendas no segmento dos sedãs premium, chega ao mercado brasileiro com amplas modificações. Os modelos C 180, C 200 e C 300 que passaram a ser produzidos no Brasil, na cidade de Iracemápolis, desde março de 2016, estão completamente renovados: o design interno e o externo foram aprimorados com uma reconfiguração de estilo. Ao mesmo tempo, há uma arquitetura eletrônica totalmente nova. A experiência de uso – tradicionalmente um ponto forte da marca – foi beneficiada por um display de instrumentos totalmente digital (somente a partir do C 200 EQ Boost) e sistemas multimídia com informações e músicas sob medida.
A eficiência dos novos motores
O novo Classe C, conta com uma nova geração de motores de quatro cilindros a gasolina, mais especificamente com a introdução do C 200 EQ Boost. Esse modelo é equipado com uma rede elétrica adicional de 48 volts, com um motor de arranque/alternador unificado acionado por correia (BSG – Belt-driven Starter-generator). O novo motor turbo a gasolina, com 1,5 litros de cilindrada, equipa o novo C 200 EQ Boost e seus componentes elétricos tradicionais, como as luzes, são alimentados por uma rede com 12 volts.
A combinação de uma nova rede elétrica de 48 volts e o BSG cria condições para funções adicionais que ajudam a diminuir ainda mais o consumo de combustível, aumentando, ao mesmo tempo, a agilidade e as características de conforto. Ao acelerar, o BSG pode auxiliar o motor de 183 cv/280 Nm com um “empurrão” de 14 cv e torque de 160 Nm, superando o curto instante até que o turbo compressor tenha desenvolvido sua pressão total de alimentação. Esse recurso também é usado para alcançar a rotação ideal do motor o mais rapidamente possível durante as trocas de marchas: assim, os tempos de trocas da transmissão automática são reduzidos. Nas reduções de velocidade, o motor elétrico funciona como um alternador recuperando energia cinética e carregando a bateria. A bomba d’água é movida a eletricidade e comandada por um mapa que adapta continuamente o fluxo do líquido de resfriamento à necessidade do momento.
Condução Inteligente e segurança
O novo Classe C apresenta avançados sistemas de assistência à condução, como o sistema de frenagem adaptativa (ABR), por exemplo, integra a Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), Controle de Tração na Aceleração (ASR), Assistente de partida em subidas (HSA), Pré-carregamento (PRIMING), Secagem automática na chuva e função HOLD.
Além disso, o Classe C garante grande estabilidade para todas as versões através do sistema CROSS WIND ASSIST e o ESP® CURVE DYNAMIC ASSIST.
O novo Classe C possui o assistente de frenagem ativo. Com o auxílio de um radar, o sistema pode detectar um acidente iminente com outro veículo, enviando avisos visuais e sonoros. Se o motorista não reagir, o sistema pode ajudar com força de frenagem, podendo até evitar uma colisão. Dependendo da situação, ele pode reduzir as consequências de colisões traseiras com veículos lentos, parando ou estacionados à frente e até mesmo com pedestres e ciclistas atravessando, ou até mesmo evitá-las totalmente.
Estilo é com ele mesmo
A aparência dos veículos é definida especialmente por sua dianteira e o design dos faróis e lanternas traseiras. Os para-choques dianteiros foram recriados para todas as linhas. O novo design torna a configuração exterior da versão Exclusive ainda mais expressiva e para a AVANTGARDE uma personalidade ainda mais dinâmica.
Adicionalmente, o design das luzes dianteiras e traseiras é definido por contornos claramente marcados, com faróis Full LED. As rodas são de 17”, com exceção do C 300 Sport, onde as rodas são de 18”.
Em todos os modelos, o interior ganhou ainda mais requinte, reforçando a sofisticação já característica da Mercedes-Benz.
O console central é caracterizado por um elegante acabamento, na versão Exclusive apresenta madeira marrom escura fosca com poros abertos e no C 300 Sport, madeira preta. Novas cores interiores disponíveis incluem cinza escuro para as duas versões do C 180 e C 200 EQ Boost, além do marrom para o interior do C 300 Sport.
A função de partida KEYLESS-GO é standard para todos os modelos e a tecla start/stop traz um novo design, lembrando o rotor de uma turbina.
No painel de instrumentos, o C 180 tem um cockpit clássico, com dois visores. Entre eles há um display 5,5”. A partir do C 200 EQ Boost, o cockpit é totalmente digital, tem 12,3”. O novo cockpit do C 200 EQ Boost, disponibiliza três estilos diferenciados: “Clássico”, “Esportivo” e “Progressivo”.
No Display central, as versões C 200 EQ Boost e superiores, possuem tela de 10,25”. Pela primeira vez, o Classe C ganha também controles sensíveis ao toque no volante. Eles reagem a movimentos de arrasto como a tela de um smartphone e permitem que o condutor controle todas as funções do painel de instrumentos, além do sistema de informação e entretenimento, sem ter que tirar as mãos do volante.
O sistema de interface com o usuário pode ser operado também por meio do touchpad localizado no console central ou por comando vocal, utilizando a tecnologia LINGUATRONIC. Outras funções do veículo, também podem ser controladas por voz.
O Classe C traz de série o sistema multimídia Audio 20, com duas entradas USB, um leitor de cartões SD, conexão Bluetooth e interface de mídia. O novo sistema multimídia NTG 5.5 permite integração com smartphones e utilização do aplicativo WAZE.
Mercado e Preço
Todas as versões do Mercedes Classe C chegam ao mercado brasileiro a partir de novembro sendo elas, o C 180 Avantgarde, C 180 Exclusive, C 200 EQ Boost e C 300 Sport. Os valores partem de R$187.900, R$188.900, R$228.900 e R$259.900 respectivamente.
Ficha técnica:
C 180 Avantgarde e C 180 Exclusive
Motor: 9G – Tronic
Potência: 156 cv a 5.300 rpm
Torque: 250 Nm entre 1.200 – 4.000 rpm
Velocidade máxima: 225 km/h
0 a 100 km/h: 8,3 segundos
Preço: R$187,900 e R$188.900
C 200 EQ Boost
Motor: 9G – Tronic
Potência: 183 cv + 14cv a 5.800 – 6.100 rpm
Torque: 280 Nm + 160 cv entre 3.000 – 4.000 rpm
Velocidade máxima: 239 km/h
0 a 100 km/h: 7,7 segundos
Preço: R$228.900
C 300 Sport
Motor: 9G – Tronic
Potência: 258 cv a 5.800 – 6.100 rpm
Torque: 370 Nm entre 1.800 – 4.000 rpm
Velocidade maxima: 250 km/h
0 a 100 km/h: 5,9 segundos
Preço: R$259.900