VENDAS E EXPORTAÇÕES CAEM EM SETEMBRO
Publicado em: 04/10/2018

 

Mercado interno, porém, apresenta números positivos

 

Nesta quinta-feira (04), foi realizada em São Paulo, mais uma coletiva de imprensa da Anfavea, com a finalidade de divulgar os resultados da indústria automobilística em setembro.

 

Como já era esperado, houve queda de 14,2% em relação ao licenciamento do mês anterior. Um dos principais fatores foi a quantidade de dia úteis a menos, quatro. No entanto, quando comparado com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 7,1%. Esse será o ano com mais emplacamentos desde 2015. Os caminhões registraram queda de 10% em relação ao último mês e grande aumento de 47,7% sobre setembro de 2017.

 

Em setembro foram produzidos 223,115 mil veículos. Esse número representa queda de 23,5% na comparação com agosto e queda de 6,3 %, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. No entanto, em relação a 2017, aumento verificado de 10,5%. As vendas internas de máquinas agrícolas e rodoviárias também tiveram melhoras. Já são 34,6 mil ante 32,1 mil no ano passado.

 

A exportação registrou altas quedas, tanto em relação a agosto (29,7%), quanto ao ano passado, 34,5%. A crise argentina continua a resultar em conseqüências para exportação. Antes, o país era responsável por 75% das compras, enquanto no último mês, esse percentual diminuiu 25%. Nesse cenário, Chile e Colômbia, surgem como boas opções de mercados. Situação acompanhada, inclusive, pelas empresas do setor.

 

As projeções, revistas, para o fim do ano prevêem agora, licenciamento de 13,7% de veículos, queda de 8,6% nas exportações e produção de 11,1%, valor inferior em 0,8% em relação a última projeção. A geração de empregos permaneceu praticamente estagnada.

 

Questionado sobre o Rota 2030, Antonio Megale, presidente da Anfavea, declarou que falta apenas o decreto para que o programa seja colocado em prática. ‘’Temos um acordo em vias de aprovação que deve ser publicado em Outubro’’. Vale lembrar que o que se tem até agora é uma Medida Provória, assinada por Michel Temer.

 

Outro assunto pautado foi o 30º Salão do Automóvel de São Paulo (http://usac.com.br/noticias/salao-do-automovel-2018-ja-esta-preparado/), que terá início no próximo dia 8 de Novembro. Provavelmente, esse será o Salão mais eletrificado da história brasileira.

 

Sob alguma influência do Salão de Hannover, finalizado no último dia 27, também foi discutido o futuro do Brasil quanto à eletrificação dos veículos. Nesse sentido Megale acredita que a tendência por aqui é de que híbrido tenha mais sucesso. Porém destaca que o evento na Alemanha serviu para perceber a enorme matriz de opções que as empresas do setor possuem, assim como várias tecnologias.