VALE A PENA COMPRAR CARRO ZERO NO BRASIL?
Publicado em: 16/01/2020

Impostos mais altos, manutenção mais cara e menor poder de negociação podem tornar a troca de carro menos vantajosa

 

A associação das fabricantes de veículos no Brasil, Anfavea, anunciou recentemente que a produção de veículos no país subiu 2,3% em 2019, na comparação com o ano anterior.

 

Mas, apesar da alta nas vendas de dezembro que também foram as maiores para o mês desde 2014, O CEO da autotech, Maurício Feldman, explica que comprar um carro zero não é um investimento que vale a pena.  “Um zero quilômetro deprecia entre 10% e 20% no instante em que deixa a loja. Além disso, pelo mesmo investimento, é possível comprar na Volanty um seminovo com garantia de procedência e qualidade. Uma escolha inteligente para quem busca bons carros.” explica.

 

Além do preço, outros fatores também o levam à conclusão de que não vale a pena comprar um carro zero, se baseia nas seguintes questões:

 

Imposto mais alto:

 

Além do investimento ser mais alto, os zero quilômetro têm um IPVA mais caro que os usados e seminovos. Por isso, na hora de comprar também vale pesquisar os custos dos impostos do modelo escolhido.

 

Adicionais e acessórios:

 

Quando se compra um carro zero o valor do modelo básico normalmente já é mais elevado, se comparado ao seminovo. Se pensarmos em incluir algum acessório, ou os chamados adicionais, a compra será ainda mais cara. A vantagem de um seminovo é que por um valor menor, eles podem vir com muito mais adicionais que um carro zero.

 

Documentação:

 

Quando se compra um seminovo as chances de ele já vir com o IPVA pago são muito grandes dependendo da época do ano, o que não acontece na compra do novo. Isso pode fazer uma grande diferença na economia, já que esse imposto custa entre 3% e 4% do valor do veículo.

 

Negociação:

 

Em uma concessionária os valores de um carro zero não são tão negociáveis. Já quando se opta pela compra de um seminovo, por exemplo, é possível negociar um desconto se quiser pagar à vista. Também é possível negociar os valores de acordo com os opcionais que o veículo oferece. Ou seja, o poder de negociação na compra de um seminovo é maior do que de um carro zero.