‘VAI’ AGORA POSSUI FUNÇÃO DE GERENCIAMENTO DE FROTA
Publicado em: 10/10/2019

A princípio, o serviço de gerenciamento de frota tem capacidade para atender até cinco veículos, dando acesso a dados como relatório de uso e histórico de deslocamento

 

Atenta ao crescimento de vendas diretas (45% dos emplacamentos, segundo a Fenabrave), e a consolidação das frotas empresariais no mercado, a Wings, empresa brasileira que comercializa e desenvolve acessórios para automóveis, lança uma ferramenta de gestão de frota para o VAI (Vehicle Artificial Intelligence), um de seus principais produtos.

 

A partir de agora, todos os usuários do dispositivo, desenvolvido em parceria com o centro privado de inovação, CESAR, e com a EMPRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, têm acesso à funcionalidade a partir de uma atualização do aplicativo.

 

De acordo com João Marcelo Barros, diretor da Wings, a novidade é uma resposta ao mercado e a demanda dos clientes. “Desde o lançamento do VAI tivemos uma procura substancial de empresas interessadas em utilizar a tecnologia para controlar as suas frotas e com a expansão do dispositivo no mercado essa procura só foi aumentando. Assim, decidimos investir no desenvolvimento de funcionalidades para atender este segmento e lançamos uma atualização que permite o controle de múltiplos veículos pelo aplicativo”.

 

Com o carro conectado à internet, via dispositivo, pode-se obter relatórios de uso, histórico de deslocamentos, otimizar rotas e até mesmo conhecer hábitos de condução do motorista que podem elevar o consumo de combustível.

 

A princípio o serviço de gerenciamento de frota do VAI tem capacidade para atender até cinco veículos. Porém, a ideia é expandir a quantidade de carros em breve e incluir novas funcionalidades e interfaces de acompanhamento para atender novos perfis de usuários.

 

Outro grande benefício da utilização do VAI no gerenciamento de frotas é o sistema de inteligência artificial presente no dispositivo, que permite antecipar a necessidade de manutenções e programá-las antes que o problema se torne algo mais severo ao veículo.

 

O VAI é também uma alternativa de baixo custo ao seguro automotivo. O dispositivo conta com uma funcionalidade, denominada de Estacionamento Seguro, que notifica o condutor caso ocorra uma tentativa de partida do veículo. Também é possível delimitar a área em que o carro pode circular. Por meio de um mapa, o motorista seleciona um perímetro permitido para circulação e é avisado caso ultrapasse essa fronteira. Há ainda uma função restringe a velocidade máxima por determinado período.