UM DIA NA LINHA DE MONTAGEM NO POLO INDUSTRIAL DA NISSAN
Publicado em: 05/03/2020

A Marca promoveu uma ação que consistia em vivenciar de perto o dia de uma operária na linha de produção

 

A convite da Nissan do Brasil, entre os dias 3 e 4 de março, estivemos em Resende (RJ), no Complexo Industrial da Marca, para conhecer de perto o dia a dia de uma operária na Linha de Produção.

 

O desafio intensivo foi em comemoração ao dia internacional da mulher (8), e tinha a proposta de entender um pouco mais desse universo que poucas se desafiam. Para meio de comparação, hoje, dos 2.400 colaboradores, apenas 463 mulheres ocupam cargos na Fábrica, sendo apenas 145 na linha de montagem.

 

O processo envolveu um dia de treinamento teórico e prático. O segundo dia foi destinado para o trabalho e para conhecer um pouco mais sobre quem são essas mulheres por trás das máquinas.

 

Durante o processo conhecemos a Luana dos Santos (23), que trabalha no polo industrial como operadora de produção há um ano e seis meses. Luana é a única mulher da linha de montagem que conta com 19 pessoas no total. Algumas de suas atividades envolvem a instalação de chicote elétrico e a borracha das portas fabricadas.

 

A operária explica que a sua motivação para trabalhar vem da família: “ O que me move é a minha força de vontade em saber que nada me impede de ser e fazer o que quero. Sempre com pensamento que não há barreiras em buscar um futuro brilhante para mim e para minha família.”

 

Atualmente são produzidos três modelos em Resende, sendo eles o Nissan March, Versa e Kicks, com as devidas variações de versões. Hoje, a cada um minuto e 50 segundos, um carro é finalizado na Fábrica, no final de 2019, a Marca comemorou a produção de 400 mil veículos no complexo industrial no sul fluminense, e esse ano comemora seis anos de atividades no local.

 

Para acessar a matéria completa sobre tudo que aconteceu nos dois dias, acesse no Canal da Revista USAC no Youtube a partir de 8 de março.