TRÊS MODELOS DE CARROS MOVIDOS A ENERGIA SOLAR QUE GANHARÃO AS RUAS
Publicado em: 21/03/2019

Os modelos foram listados pela BlueSol, como os mais promissores no segmento de energia solar

 

Em tempos que se fala de mobilidade urbana, opções sustentáveis de energia, os carros elétricos são as grandes estrelas. Segundo a BlueSol, empresa especializada no ramo de energia solar fotovoltaica, a energia solar é a que vem sendo mais aplicada através do uso dessa tecnologia.

 

A energia solar converte diretamente a luz do sol em energia elétrica e a qual, atualmente, abastece milhões de casas e empresas do mundo.

 

Os carros movidos a energia solar ainda estão limitados a modelos exclusivos e adaptados para competições, como a World Solar Challenge, na Austrália e a Carrera Solar Atacama, realizada no deserto chileno.

 

A questão é que, esses veículos não possuem um visual desejável, e estão longe de ter um nível de segurança exigida, embora alcancem em média 90 km/h.

 

No entanto, para a BlueSol, com o contínuo desenvolvimento da tecnologia, alguns modelos de carros solares comerciais já estão em desenvolvimento e com a promessa de chegar as ruas do mundo muito em breve.

 

Confira, abaixo, os três modelos de carros movidos a energia solar que segundo a empresa, você ainda verá nas ruas:

 

 Stella

O primeiro dos veículos saiu diretamente das corridas solares. Desenvolvido pela equipe holandesa Eindhoven, o carro tem uma aparência peculiar para o que se espera de um automóvel. Porém, é capaz de transportar até cinco pessoas a uma velocidade de 69 km/h. A equipe já desenvolveu três versões do modelo (Stella, Stella Lux e Stella Vie).

 

Sion

 

O Sion, da startup alemã Sono Motors, é o que você certamente verá primeiro. As primeiras unidades já estão  previstas para entrega este ano. O SION é capaz de atingir 140 km/h e consegue rodar até 250 km somente com a energia produzida pelas suas 330 células fotovoltaicas, dispostas na lataria de forma quase imperceptível, visto que a cor escura destas se mesclam a cor preta do veículo (única disponível). A um preço de 25 mil euros, o SION já conta com uma lista de espera de cinco mil interessados.

 

 Lightyear One

 

O Lightyear One, da startup holandesa Lightyear, promete ser o mais eficiente dos  modelos, embora ainda esteja rodeado de mistério e não tenha seu design revelado ao público. Mesmo assim, as pré-vendas já estão abertas e por 119 mil euros é possível encomendar a “edição pioneira”, prevista para 2020. Com espaço para até cinco pessoas e com baterias para armazenamento da energia gerada, o lightyear one terá autonomia de 800 km, segundo a empresa.