TIPOS DE PELÍCULA AUTOMOTIVA
Publicado em: 23/12/2019

 

Conheça as diferenças e saiba escolher a mais adequada para a sua necessidade

 

 

Existem diversos tipos de películas para vidro no mercado e antes de escolher a que vai instalar, é preciso entender qual a função de cada uma e como podem ajudar a atender suas necessidades. Além de checar se a película é de qualidade, sempre confira se ela se adequa a legislação brasileira – com a porcentagem de luminosidade correta, e se possui performance duradoura contra os efeitos dos raios solares, principalmente os Ultravioletas e os Infravermelhos.

 

 

É importante lembrar que existe uma lei que delimita as normas de porcentagem de LVT (Luz Visível Transmitida) que pode ser instalado nos vidros do carro, para que não sejam aplicadas multas. Em alguns casos, além dos pontos na habilitação, o veículo pode ser retido até ser regularizado.

 

As principais tonalidades de películas automotivas vão desde a mais escura (conhecida como G5, que permite a transmissão de apenas 5% da luz visível para o interior do automóvel, comprometendo a visibilidade do condutor e proibida por lei), até as mais claras, denominadas G20 e G35.

 

 

De acordo com a legislação brasileira, as películas automotivas devem apresentar uma transparência mínima de 75% no para-brisa, 70% nos vidros laterais dianteiros e 28% no restante dos vidros.

Películas básicas: perdem rapidamente a eficácia contra os danos causados pelos raios solares, além de apresentarem bolhas e alteração de cor com o passar do tempo.

 

Películas Premium: Trata-se de películas de alta performance que utilizam tecnologias como a nanotecnologia, o nanocarbono e o revestimento cerâmico, proporcionando uma qualidade superior, maior conforto térmico e proteção contra os raios solares.

 

Películas de segurança:  O grande diferencial da película de segurança é a sua maior espessura, que por meio de uma construção específica, torna o vidro mais resistente aos impactos e evita que os estilhaços possam atingir quem está dentro do veículo em caso de acidente ou tentativa de roubo.

 

Películas para o para-brisa: Neste caso a visibilidade é um fator primordial. Por isso, a película deve possuir uma tecnologia diferenciada que bloqueia os raios UV e IR e deixa o interior do veículo com uma temperatura mais amena, sem afetar a transparência exigida por lei.