Em dias de frio muitos passam pela dificuldade de fazer o carro dar a partida, isso porque o combustível não está na temperatura ideal para a combustão. Com isso, a Cesvi Brasil explica algumas tecnologias que chegaram para mudar esse cenário.
Em carros flex é comum que existam reservatórios de partida a frio, a ausência de gasolina nesse reservatório, dependendo de o dia estar frio, pode dificultar ou até impedir a partida do motor. Com isso, é sempre bom estar atento ao nível de combustível no reservatório. Além da possibilidade de você precisar em algum momento, o combustível pode ficar velho, prejudicando sua efetividade na partida.
Algumas montadoras utilizam uma tecnologia com resistência elétrica para que o combustível seja pré-aquecido antes de ser injetado na câmera de combustão. Os sensores do veículo efetuam a leitura de baixa temperatura ou da predominância do etanol no tanque de combustível. Esse mesmo comando inicia o preaquecimento das lanças elétricas, também conhecidas como resistências, conectadas aos bicos injetores. São elas que aquecem o etanol, deixando o combustível na temperatura adequada para combustão na partida a frio.
Outra tecnologia é a injeção direta de combustível, o que torna todos esses procedimentos desnecessários. Nessa tecnologia, o combustível pressurizado é injetado diretamente dentro da câmera de combustão, de modo que a movimentação dos pistões e a própria compressão do ar aquecem o combustível, provendo a combustão.
A Cesvi explica que essas tecnologias facilitam o funcionamento do motor logo nos primeiros minutos, melhorando sua resposta e proporcionando um alto desempenho, sem falhas.