TECNOLOGIA CAR2X DA VOLKSWAGEN É ELOGIADA POR ESPECIALISTAS
Publicado em: 20/03/2020

O novo Golf pode ajudar os motoristas a evitar acidentes, graças à sua inovadora tecnologia Car2X, permitindo a conexão sem fio com outros veículos e a infraestrutura de tráfego

 

O novo Golf é o primeiro carro do mercado europeu a ser equipado com a tecnologia Car2X baseada no padrão sem fio Wi-Fip. Esse tipo de Wi-Fi não usa rede de telefonia móvel, e foi adaptado para a comunicação entre os veículos. Os veículos conectados podem trocar dados e informações em um raio de até 800 metros. Permitindo que um possa avisar ao outro sobre perigo ou fazer contato com a infraestrutura de tráfego.

 

A associação automotiva alemã ADAC testou a tecnologia Car2X da Volkswagen, enviando um novo Golf para oito situações típicas de risco em que, um motorista não seria capaz de reagir a um acidente. Nas oito situações, o veículo avisou o motorista de maneira confiável e a tempo, chegando até 10 ou 11 segundos antes do acidente iminente.

 

No futuro, a previsão é de melhorar a segurança no tráfego da cidade. Também irá oferecer grandes vantagens, capaz de o carro se comunicar com os semáforos próximos, sendo mais capaz de controlar o fluxo do tráfego e proteger o meio ambiente.

 

Até o momento a Volkswagen está apresentando com o novo Golf, a tecnologia Car2X ativa em velocidades acima de 80 km/h. Após o Golf outros novos modelos da marca apresentarão a tecnologia como padrão. Outros fabricantes de automóveis também estão trabalhando neste tópico.