T-CROSS – O PRIMEIRO SUV DA VOLKSWAGEN PRODUZIDO NO BRASIL
Publicado em: 26/10/2018

 

Modelo feito no Brasil também será comercializado na América Latina a partir de 2019

 

 

A Volkswagen apresentou para a imprensa no dia 25 de outubro, em São Paulo, o T-Cross, em evento inédito e global que integra os três continentes onde o modelo será produzido e vendido- Europa, Ásia e América – seus principais mercados.

 

 

O primeiro SUV da Marca com produção no Brasil, foi constituído sobre quatro pilares: “Be Practical, Be Intuitive, Be Cool, Be safe. O T-Cross será produzido em São José dos Pinhais (PR), onde será exportado para a América Latina também.

 

 

O modelo será produzido sobre a Estratégia Modular MQB e oferecerá itens exclusivos no segmento, como o painel totalmente digital – Active Info Display, seletor de perfil de condução, Controle de Estabilidade (ESC) de série, bloqueio eletrônico do diferencial, Park Assist 3.0, suporte para celular no painel, quatro entradas USB (inclusive para o banco traseiro), iluminação da cabine em LED e acabamento com apliques no painel. Também contará com faróis full-LED, seis air bags, saída de ar-condicionado para o banco traseiro, teto solar panorâmico, entre outros recursos.

 

 

No Brasil, o T-Cross terá exclusivamente motores TSI em duas versões:  250 TSI Total Flex gera potência de até 150 cv (110 kW), com gasolina ou etanol, a 4.500 rpm. O torque máximo, também com ambos os combustíveis, é de 25,5 kgfm – será o maior torque da categoria. Esse motor será combinado exclusivamente à transmissão automática de seis marchas com função Tiptronic e aletas para trocas no volante.  Já o motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de até 128 cv (94 kW) a 5.500 rpm, com etanol – com gasolina, são 116 cv (85 kW), à mesma rotação. O torque máximo é de 20,4 kgfm, com gasolina ou etanol, sempre na faixa de 2.000 a 3.500 rpm. Esse motor poderá ser combinado à transmissão manual ou à automática com função Tiptronic (também com as aletas no volante), ambas de seis marchas.

 

 

O T-Cross mede 4.199 mm de comprimento e 1.568 mm de altura, e a distância entre os eixos do modelo é de 2.651 mm. A capacidade do porta-malas do T-Cross é variável entre 373 e 420 litros, isso porque o encosto rebatível do banco do passageiro dianteiro oferece ainda mais flexibilidade.

 

 

A parte dianteira destaca-se por sua altura, o design é carismático com uma grade ampla e faróis de LED integrados. Também responsável por essa altura acentuada é a tampa do compartimento do motor. A região inferior da parte dianteira distingue-se por detalhes como os faróis de neblina inseridos de modo marcante.

 

 

Todas as versões do T-Cross serão equipadas com luz de condução diurna (DRL) em LED, integrada ao farol de neblina. Haverá oferta de faróis full-LED para o T-Cross – neste caso, a luz de condução diurna encontra-se na própria carcaça do farol.

 

 

Nas laterais, uma linha característica acentuada divide os espaços. Atrás, ela forma uma seção dos ombros  e assinala na traseira um novo elemento de design da Volkswagen: a faixa de refletores estendida transversalmente na parte traseira e emoldurada por um painel preto. O T-Cross também poderá ser equipado com teto solar panorâmico “Sky View”.

 

 

Serão oito as opções de cores para a carroceria: branco puro, preto ninja, prata sargas, cinza platinum, vermelho crimson, azul norway, laranja energetic e bronze namibia – haverá também opção de teto na cor preta.

 

 

Coberturas para o painel integram o estilo jovial e completam o interior do veículo, como destaque, o   T-Cross traz a iluminação ambiente em LED, há luzes na região dos pés, no centro do console, no painel e nas maçanetas. O  sistema de som é o “Beats”, com sete alto-falantes (incluindo um sub woofer no porta-malas) e potência é de 300W RMS.

 

 

 Como opcional, o modelo tem um sistema de Infotainment com tela sensível ao toque  de 8″ e o quadro de instrumentos totalmente digital “Active Info Display” de última geração. Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 “. As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros. Além disso, o T-Cross poderá ser equipado com “Seletor do perfil de condução”, no modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”,  com o sistema de travamento “kessy”, e com o “Manual Cognitivo” – que usa IBM Watson para responder ao motorista questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro.

 

 

O SUV será um dos veículos mais seguros de sua classe – o que é garantido pela utilização de aços de ultra-alta resistência e conformados a quente, pelos seis airbags  e uma gama ampla de sistemas de assistência, entre eles:  ESC – Controle eletrônico de estabilidade, HHC (controle de assistência de partida em rampa), HBA (reconhece a frenagem de emergência), EDS (sistema de tração inteligente), XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial),RKA+ (Monitoramento da pressão dos pneus), sistema de “Frenagem Automática Pós-Colisão” e o detector de fadiga.

 

 

O T-Cross terá configuração dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo de torção. Trará pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, que colaboram para a redução no consumo de combustível – sem deixar de lado a performance dinâmica (dirigibilidade e frenagens). Serão duas medidas disponíveis: 205/60 R16 e 205/55 R17.

 

 

O modelo terá freios a disco nas quatro rodas como item de série. Os discos terão 276 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 230 mm de diâmetro nas rodas traseiras.

 

 

O modelo será exibido no Salão do Automóvel de São Paulo e chega ao mercado brasileiro a partir do primeiro semestre de 2019, a Marca não divulgou o preço.

 

 

Outras informações sobre o Volkswagen T-Cross, estarão na próxima edição da Revista Usac News!