Stellantis anuncia € 13,4 bilhões de lucro líquido em 2021
Publicado em: 26/02/2022

A Stellantis, que gerência as marcas Chrysler, Citroën, Dodge, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram, anunciou que teve € 13,4 bilhões de lucro líquido em seu primeiro ano de operações. De acordo com dados divulgados pelo grupo, a receita líquida foi de € 152 bilhões, o que representa alta de 14% ante o mesmo período anterior equivalente. O lucro operacional ajustado foi de € 18 bilhões, com margem de 11,8%. A empresa ainda informou que o fluxo de caixa industrial livre de € 6,1 bilhões, que foi impulsionado pela lucratividade e sinergias líquidas de caixa. Essa execução de sinergias também renderam aproximadamente € 3,2 bilhões de benefícios líquidos de caixa.

 

 

 

 

 

A companhia ainda comunicou que investirá mais de € 30 bilhões até 2025 em um plano de eletrificação e software. Também fez parcerias com outras empresas das áreas de tecnologia de bateria, materiais de bateria e desenvolvimento de software. Em 2021 a empresa lançou os modelos: Citroën C4, Fiat Pulse, DS 4, Jeep Grand Cherokee, Wagoneer, Commander, Maserati MC20, Opel Mokka, Opel Rocks-e e Peugeot 308.

 

 

 

 

No acumulado ano passado as empresas elevaram o portfólio de vans movidas a células de combustível de hidrogênio e a motores elétricos. Segundo a Stellantis, foram emplacados 388 mil unidades, gerando 160% a mais do que no ano anterior. Os veículos comerciais tiveram mais de 1 milhão de unidades comercializadas em todo o mundo.

 

 

 

Na América do Sul, o grupo foi líder de vendas no Brasil e na Argentina. Foram comprados mais de 830 mil veículos, o que gerou crescimento de 48% ante o ano anterior. As vendas somaram € 10,7 bilhões, com 8,3% de margem. A marca mais vendida no mercado brasileiro foi a Fiat, com a Strada líder de mercado. Na Argentina o Fiat Cronos foi o mais vendido.

 

 

 

Na América do Norte, o Jeep Wrangler 4xe foi o veículo elétrico híbrido plug-in mais comercializado nos Estados Unidos em 2021. Na Europa, a marca teve 33,7% de mercado na União Europeia com o Peugeot 208 líder de vendas na região.O Peugeot 2008 foi o mais comprado na categoria de SUVs compactos. Na China, foram vendidos mais de 100 mil veículos da marca. A África e o Oriente Médio tiveram um crescimento de 6%.