SEGURANÇA NA ÉPOCA DE CARNAVAL
Publicado em: 21/02/2020

Os cinco dias em que se estendem uma das épocas mais festivas do ano, não podem ser passados de forma imprudente

 

Com o Carnaval chegando, muitos já preparam as malas e o carro para cair na folia fora da sua cidade. Por conta da animação, no entanto, alguns cuidados com a segurança. Confira a seguir dicas de segurança que o Centro de Experimentação e Segurança Viária, Cesvi Brasil, para a época de folia.

 

É importante lembrar que você é responsável pelos passageiros que transporta. Por isso, algumas recomendações de segurança são essenciais na hora da folia. O uso do cinto de segurança por todos os passageiros é imprescindível para a segurança de todos. Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o motorista que for pego sem o cinto de segurança ou transportando passageiros sem cinto está cometendo uma infração grave, passível de multa de R﹩ 195,23 e cinco pontos na CNH.

 

Bagunça só fora do carro

 

  • Nunca transporte mais pessoas que a quantidade máxima permitida pelo veículo.

 

  • Nunca transporte pessoas sentadas nas portas ou em pé nos bancos, bem como nas caçambas de picapes ou caminhões. Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados, é uma infração grave com multa de R﹩ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo – como aponta o Art. 235 do CTB.

 

  • Não transporte pessoas no porta-malas. Conduzir o veículo transportando passageiros em compartimento de carga, salvo por motivo de força maior, com permissão da autoridade competente e na forma estabelecida pelo CONTRAN – Art. 230 do CTB -, rende multa gravíssima no valor de R﹩ 293,47, sete pontos na CNH e apreensão do veículo.

 

  • Cuidado com os pedestres nas ruas e rodovias.