SABE COMO AGIR EM UMA PRAÇA DE PEDÁGIO?
Publicado em: 24/01/2020

O Cesvi Brasil explica que nesses locais a atenção deve ser redobrada

 

O Centro de Experimentação e Segurança Viaria, Cesvi Brasil, explica os cuidados que devem ser tomados quando se está próximo aos pedágios na estrada.

 

Nesses locais, a segurança deve ser redobrada, uma vez que a velocidade é reduzida drasticamente, geralmente são de (40 km/h). Outro ponto a ser levado em consideração, é que perto das praças de pedágio, o desenho da rodovia começa a apresentar variações inesperadas, o que pode trazer algum risco para o motorista menos atento.

 

As quantidades de faixas começam a se multiplicar, e a atenção do condutor, em vez de estar nos demais elementos do trânsito, passa para a identificação de qual cabine está com fila menor para o pagamento do pedágio. O ideal é escolher já de longe, prestando atenção às que estão realmente ativas.

 

Para sistemas de cobrança eletrônicos, é importante que você visualize quais cabines estão disponíveis para esse serviço, observando as placas informativas existentes.

 

Não procure notas ou moedas enquanto dirige. Antes de sair de casa, já deixe o dinheiro separado e acomodado em um console de fácil acesso para evitar distrações. Esqueceu-se de separar o dinheiro? Então deixe para procurá-lo quando estiver com o carro parado na fila, já próximo à cabine.

 

No instante da saída do pedágio, fique novamente atento às faixas, pois elas sofrerão um afunilamento na via, aumentando a velocidade em conjunto com o fluxo até retornar ao desenho convencional da pista. E siga sua viagem com segurança.