”ROTA 2030”: O QUE É?
Publicado em: 11/07/2018

 

USAC explica o projeto do setor automotivo

 

O já famoso ”Rota 2030” está circulando por todo canto. Você sabe do que se trata? Programa visa estimular novas tecnologias e dar previsibilidade à modelos que surgirão, segundo partes envolvidas.

 

O programa consiste na concessão de benefícios em forma de redução de impostos para as montadoras. Em troca, o governo exige investimento delas em pesquisas e desenvolvimento, com a finalidade do aumentar o número de carros tecnológicos.

 

Em tese a base da decisão é a redução da emissão de poluentes derivados, assim como o aprimoramento da segurança dos carros.

 

Até 2022, os custos das fabricantes em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) deverão chegar aos 1,2%, iniciando em 0,8%, para que sejam garantidos os direitos as premiações previstas na inciativa.

 

As montadoras poderão descontar de 10,2% a 12% do valor investido no Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Os créditos concedidos à toda a indústria automobilística será de 1,5 bilhão por ano até 2033.

 

Além disso, a redução do valor do IPI, desde que os veículos superem metas de segurança e competência energética e a isenção de valores na importação de autopeças produzidas somente no exterior, destinando o custo à fundos de desenvolvimento do setor.

 

Lançado por Michel Temer às vésperas do fim do prazo para ações com influência eleitoral, o Rota marca (ou deveria) o início da transição das propriedades dos veículos no Brasil, caso se confirme as previsões, basta acompanhar como ocorrerá todo o processo, já muito discutido e lançado ás pressas. Acompanhemos atentos.