RODÍZIO DIA SIM DIA NÃO ENTRA EM VIGOR A PARTIR DO DIA 11 DE MAIO
Publicado em: 07/05/2020

Nomeado de Rodízio Extraordinário, a ação permite que carros com placa final ímpar só circulem em dias ímpares e o mesmo para carros com placas final par em dias pares, em todos os dias da semana

 

A prefeitura da cidade de São Paulo, confirmou por meio de coletiva de imprensa na manhã de hoje, 07 de maio, o chamado Rodízio Extraordinário na cidade de São Paulo a partir da próxima segunda-feira, 11 de maio. A ação visa conter as altas movimentações pela cidade em plena quarentena.

 

Com as novas regras implementadas, carros com placa final par só podem circular na cidade em dias pares e carros com placa final ímpar só podem circular na cidade em dias impares. A medida não se estende apenas para as vias expressas como acontece no rodízio convencional da cidade, mas sim, “todas as vias urbanadas situadas no território do município de São Paulo” como inserido no decreto.

 

Os condutores que forem flagrados descumprindo as novas regras serão penalizados com multas diárias e não por quantidade de flagrantes. Estão isentos do rodízio, veículos de uso público e hospitalar, como ônibus e ambulâncias, veículos escolares, guinchos e veículos elétricos e híbridos, carros de profissionais da saúde, táxis e imprensa mediante a cadastramento. A medida é valida para veículos de estabelecimentos comerciais abertos, como mercados e padarias, e carros de aplicativos.

 

Durante a coletiva, o prefeito da cidade, Bruno Covas, afirmou que “momentos extremos exigem medidas extremas”. O rodízio vale  todos os dias da semana, durante 24 horas.