QUATRO MANEIRAS DE CONSERVAR OS PNEUS
Publicado em: 01/07/2019

 

Calibrar, alinhar, balancear e verificar banda são os itens que devem ser verificados preventivamente

 

Com segurança não se brinca, seja no período de férias onde as estradas ficam mais carregadas, ou até mesmo no dia a dia. Revisar o funcionamento do carro é essencial para uma viagem segura, ou somente cumprir o percurso para o trabalho.

 

Seguindo esse pensamento, a Goodyear listou algumas recomendações de segurança referente aos pneus, com destaque para quatro itens que são essenciais para que o motorista consiga percorrer longos percursos evitando imprevistos.

 

1 – Calibragem: bem calibrados, e de acordo com as indicações dos fabricantes, os pneus oferecem melhor dirigibilidade, menor consumo de combustível e maior durabilidade. Mas o principal aliado do motorista para manter a pressão correta, além das verificações com frequência nos compressores, é o conjunto formado por bico, válvula e tampinha. Os três trabalham em conjunto para manter o ar circulando em perfeitas condições dentro do pneu.

 

2 – Alinhamento: tem a função de manter de forma correta os ângulos da suspensão com o da direção do veículo. O procedimento oferece maior estabilidade na condução e prolonga a vida útil dos pneus. Quando o veículo não está alinhado, o desgaste não ocorrer de maneira uniforme.

 

3 – Balanceamento: sua função é equilibrar e corrigir o peso entre os pneus e as irregularidades da roda, eliminando as vibrações na direção. Quando o conjunto não está em ordem, ocorre um desgaste prematuro dos pneus devido à maior trepidação, que acaba gerando um maior esforço na estrutura interna do composto. O recomendável é fazer o balanceamento a cada seis meses, ou 5.000 km.

 

4 – Banda de rodagem: outro fator que deve ser verificado é a banda de rolagem de cada pneu, que é a superfície que fica em contato com o piso. Os sulcos não podem ser menores que 1,6 milímetros de altura. Pneus “carecas” diminuem o contato do carro com o solo e, em situações de chuva, apresentam maior probabilidade de o carro aquaplanar, pois a drenagem da água fica prejudicada sem os desenhos da banda.