PRODUÇÃO DO VOLKSWAGEN NIVUS É INICIADA
Publicado em: 09/06/2020

Foram investidos R$ 7 bilhões na Fábrica da Anchieta para a produção do Novo Modelo

 

A Volkswagen do Brasil, deu início ontem, 8, à produção na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP, de seu mais novo veículo: o VW Nivus. O modelo quebra o paradigma de ser desenvolvido sem a necessidade de um protótipo físico em nenhuma de suas fases, ou seja, foi concebido de forma 100% digital.

 

Investimentos na linha de produção, que estão inseridos no ciclo de R$ 7 bilhões já anunciados, contemplam, principalmente, novas instalações como na área de Armação. Foram adquiridos 419 novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs; parte destes robôs conta com a nova tecnologia de ponta VASS6, alinhada com a indústria 4.0, que permite maior precisão e mais segurança; e ampliação de mais de 24 mil metros quadrados de área, totalizando cerca de 105 mil metros quadrados.

Na Estamparia, foi instalada uma nova de prensa “Extra Large” capaz de ampliar a produção de peças em até quatro vezes por minuto, bem como reduzir custos em função da eficiência energética dos equipamentos.

Fábrica Digital

 

No Laboratório de Protótipo Virtual, é utilizada tecnologia de ponta para tornar reais os carros, como o VW Nivus, que serão lançados no futuro.

 

Além do VW Nivus ter sido desenvolvido 100% digitalmente, no Laboratório de Protótipo Virtual, ferramentas da Indústria 4.0 como impressoras 3D e processos digitalizados, com alto nível de automação e inteligência artificial, integram a produção do carro.

A Fábrica Digital foi utilizada como ferramenta na Fábrica Piloto para análise da montabilidade do veículo na linha de produção, validação do produto e possíveis correções, simulação dos processos todo em ambiente virtual: otimização de custos e tempo, bem como a análise da ergonomia correta do operador durante a montagem.
Foi justamente durante a fase de design e concepção do produto, que a áreas de Manufatura, Fábrica Piloto e Produção discutiram propostas de melhoria no produto e processo.

O planejamento virtual, antes da implementação física, permitiu avaliar previamente interferências dentro do processo produtivo, a ergonomia dos postos de trabalho, definir a melhor acessibilidade e disposição de equipamentos entre outros aspectos.