PRINCIPAIS RECALLS DE 2019
Publicado em: 12/02/2020

Porshe Panamera e Volkswagem Tiguan foram os modelos mais afetados

 

Um dos sistemas de segurança mais importante foi o grande destaque dos recalls em 2019. Das 107 campanhas, ele foi motivo de 25. Problemas em softwares foram responsáveis por 17 ações, enquanto o sistema elétrico e de direção tiveram dez solicitações cada um, de acordo com a pesquisa feita pelo aplicativo Papa Recall, responsável por alertar os motoristas de recalls.

 

Foram afetados um total de 192 modelos, de 25 montadoras. O destaque ficou para a troca de motor das unidades do 330i M Sport e 330i Sport da BMW; recompra de 194 carros pela Volkswagem; e o recall para 19.050 unidades do recém-lançado sedã Chevrolet Onix Plus, por risco de incêndio.

 

As montadoras que mais fizeram campanhas foram: Mercedes-Benz, com 11; Volkswagen e Ford, com dez cada uma; e BMW, com nove. Em seguida vêm: Porsche, oito; Chevrolet, sete; Audi, seis; Jeep e Peugeot, cinco cada uma; Citroën e Fiat, quatro cada uma; Land Rover, Mitsubishi e Volvo, três cada uma; e Honda, Hyundai, Lexus, RAM, Renault e Subaru, com duas cada uma.

 

Os modelos mais afetados foram Porshe Panamera e Volkswagem Tiguan. O primeiro teve problemas no sistema de freio, sistema de direção, atualização de software, sistema de ar condicionado, bucha de alavanca seletora e sistema de airbag. Já os proprietários da Tiguan foram convocados para a recompra para correções no chicole elétrico, suspensão e sistema de arbag.