POR QUE NÃO SE NÃO LAVAR O MOTOR DO CARRO?
Publicado em: 26/03/2020

O brasileiro tem a cultura de manter o carro sempre limpo, por questões de higiene e estética, no entanto, esse costume não pode se estender à parte mecânica do veículo

 

 

Lavar o veículo é um hábito do brasileiro, mas algumas pessoas vão além! Querem lavar o motor para deixar tudo mais bonito. Mas não deviam, e o Centro de Experimentação e Segurança Viária, CESVI Brasil, explica o porque.

 

A prática de lavar o motor não é recomendada principalmente se a limpeza for feita com produtos químicos e jatos de água de alta pressão. O jato de água contra o radiador pode provocar a dobra das lâminas, que obstruirão o fluxo de ar, prejudicando o arrefecimento do motor por meio do radiador.

 

Os veículos de hoje possuem inúmeros conectores elétricos de sensores e atuadores do sistema de injeção eletrônica, que podem acumular água no caso de uma lavagem dessas, principalmente em alta pressão, com risco de mau contato e até oxidação interna do conector, gerando problemas e falhas no funcionamento do motor.

 

A projeção de água nos cabos de vela ou bobinas de ignição também não é recomendada, pois pode causar fuga de corrente ao longo do cabo e do conector de vela.

 

A utilização de agentes químicos para limpeza, soluções alcalinas mais conhecidas como limpa-baú, pode provocar reações e ressecamento em retentores do motor, mangueiras, correias e borrachas em geral, além de causar oxidação em determinados metais e conectores.

 

DEIXA SUJO?

 

O ideal para limpeza do motor é o uso de um pano úmido e, posteriormente, um pano seco para remover eventuais sujeiras. Nada de esguicho no coração do carro.