POR QUE AS PESSOAS SE DESFAZEM DOS SEUS AUTOMÓVEIS?
Publicado em: 02/01/2019

CEO e co-fundador da InstaCarro, Luca Cafici, cita três principais motivos obtidos através de estudo   

 

O automóvel tornou-se um item essencial para quem costuma se deslocar frequentemente pelas cidades brasileiras e precisa ser trocado de tempos em tempos, por conta de sua vida útil.

 

Segundo estudo da InstaCarro, 46,8% das pessoas vendem seus veículos para trocar por um seminovo ou novo. Quem possui um automóvel mais antigo e o utiliza regularmente costuma trocá-lo por uma versão mais atualizada, evitando assim dores de cabeça com troca de peças. Entretanto, o caminho contrário também acontece. Quem não abre mão de ter um veículo, mas deseja guardar dinheiro, pode optar por vendê-lo para adquirir um mais antigo e guardar o lucro da transação. Em todo o caso, são pessoas que utilizam o carro constantemente.

 

Quando as pessoas precisam de um dinheiro extra, normalmente se desfazem do carro por conta da facilidade de venda e por conseguir um bom valor, normalmente. A InstaCarro indica que esse é o segundo motivo citado, com 30,6%. A dívida ainda é um fator primordial para a venda de veículos, já que uma em cada quatro famílias brasileiras tem contas em atraso, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

 

O difícil trânsito nas grandes cidades faz com que muitas pessoas optem por modelos alternativos, como aplicativos de transporte – terceiro motivo de venda, com 18,8%. Uma parte crescente da população prefere gastar apenas quando realmente for utilizar pelo serviço.