PNEU INTELIGENTE DA GOODYEAR REDUZ A DISTÂNCIA DE FRENAGEM EM 30%
Publicado em: 24/03/2020

Eles possuem um sistema de identificação em tempo real, que medem o desgaste, peso de carga, pressão e temperatura

 

Recentemente, a Goodyear rodou três milhões de quilômetros em estradas com objetivo de realizar estudos de campo com consumidores utilizando pneus conectados e inteligentes. Equipados com sensores embutidos, os pneus conectados podem “se comunicar” com o veículo e com a estrada e medir as características ideais de condução.

 

Os pneus inteligentes medem, em tempo real, o seu desgaste, carga, pressão e temperatura, bem como as condições da superfície da estrada, permitindo que o veículo se ajuste e encontre uma resposta a essas medições para otimizar seu desempenho.

 

Os estudos iniciais revelaram que os pneus podem reduzir a distância das frenagens em até 30%. O sistema registra constantemente as informações dos pneus, tudo isso através de um sistema de armazenamento e de nuvens.

 

“Pense em um motorista conduzindo um veículo em uma estrada escorregadia e sinuosa, com temperaturas baixas. O condutor ajusta os comandos, diminuindo a velocidade, acionando os freios ou evitando fazer movimentos bruscas do volante”, disse o diretor de tecnologia da Goodyear, Chris Helsel. “Mas imagine o que aconteceria se ninguém estivesse atrás do volante? O pneu acaba sendo a única parte do volante que toca o chão e que pode comunicar as informações cruciais ao veículo, melhorando, assim, a direção, a segurança e o desempenho”.

 

Os pneus conectados da Goodyear ainda estão em fase de testes e sem previsão de chegar ao mercado.