COMO E QUANDO UTILIZAR OS TIPOS DE ILUMINAÇÃO AUTOMOTIVA
Publicado em: 07/02/2019

A Lumileds, empresa do segmento de iluminação automotiva, dá dicas de como e quando utilizar cada tipo de luz de farol

 

 

As luzes do automóvel têm papel fundamental para a segurança de todos que convivem no trânsito; servem tanto para sinalizar quanto para contribuir com a visibilidade dos condutores. Para esclarecer o uso correto do sistema de iluminação do veículo, a Lumileds, líder na fabricação de lâmpadas automotivas Philips, informa quando e em quais situações cada equipamento deve ser acionado.

 

De acordo com Juliana Gubel, gerente de Marketing da Lumileds para América Latina, “o uso correto do sistema de iluminação eleva a segurança e alguns equipamentos são obrigatórios por lei em determinadas situações, a exemplo da farol baixo durante o dia nas estradas”. Não acionar o farol baixo nas estradas do País durante o dia pode acarretar em multa de R$ 130,16, além de acumular quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

 

Farol baixo
O motorista deve acionar o farol baixo durante o dia nas estradas e o sistema deve ser acionado quando se trafega em períodos noturnos. O farol baixo serve para iluminar a via à frente nos pontos corretos estratégicos para não ofuscar a visão de quem trafega no sentido contrário.

 

Farol alto
Sistema possibilita ao condutor a enxergar com mais eficiência a distância. O uso do farol alto só é permitido em vias sem iluminação, sendo que o motorista não deve acionar este sistema quando estiver atrás de um outro veículo ou ainda cruzar com ele para não causar ofuscamento.

 

DRL
Presente principalmente nos automóveis mais novos, a luz de rodagem diurna (Daytime Running Lights) acende automaticamente quando a ignição do veículo é acionada. Tem a função de deixar o automóvel mais visível durante o dia e elimina a necessidade do farol baixo nas estradas quando o veículo conta com esse equipamento. Ao iluminar para cima, o DRL traz diferença na projeção da luz em comparação com o farol baixo, desenvolvido para iluminar a via. O DRL também traz apelo de design.

 

Luz de posição
Conhecida também como lanterna frontal, a luz de posição não deve ser usada para iluminar a via e tem como finalidade sinalizar a presença do veículo para outros motoristas e pedestres. Deve ser acionada em situações como uma breve parada no período noturno para embarque e desembarque e em estacionamentos para o motorista realizar a movimentação do carro.