OS PERIGOS DE AMORTECEDORES RECONDICIONADOS
Publicado em: 03/01/2019

Monroe Axios alerta para os cuidados com essa peça do carro

 

Os amortecedores são responsáveis por manter o contato dos pneus com o solo, conferindo estabilidade e uma boa dirigibilidade. Assim, é necessário utilizar sempre peças novas homologadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

 

Os amortecedores recondicionados, embora sejam comercializados por preços menores, não atendem aos padrões de qualidade e apresentam desempenho inadequado, podendo causar graves acidentes.

 

“Os amortecedores recondicionados podem ter um preço mais atrativo, mas é preciso levar em conta que eles passam apenas por um processo estético para ficarem com a aparência de novos. Em geral, esses itens são lavados e repintados, com o uso de um fluido interno diferente do especificado. Por isso, eles não atendem às especificações exigidas pelas fabricantes de veículos. Além disso, são peças que já apresentam desgaste, com um desempenho bem inferior ao de um amortecedor novo, o que pode levar a acidentes gravíssimos”, alerta Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da Tenneco.

 

Os riscos de usar amortecedores recondicionados incluem aumento da distância de frenagem, desgaste prematuro dos pneus, trepidações, balanço excessivo em freadas e arrancadas, aquaplanagem e danos a diversas peças da suspensão, como coxins e buchas. Pode ocorrer ainda o travamento dos amortecedores, impedindo que o motorista controle o carro corretamente, seja em linha reta ou em uma curva.

 

“O amortecedor é um componente de segurança, e quando apresenta desgaste compromete diretamente a dirigibilidade do veículo”, explica Caretta. É importante seguir as orientações da montadora quanto aos prazos de revisão e troca. A revisão dos amortecedores deve ser feita, aproximadamente, a cada 10 mil quilômetros ou quando o motorista notar problemas de dirigibilidade, ruído, solavanco ou balanços excessivos. Com a evidência do problema, a substituição das peças deverá ser imediata.