OS BENEFÍCIOS DA INTERNET PARA O SETOR AUTOMOTIVO
Publicado em: 26/12/2019

Se fazer presente na internet e prestar um bom serviço no meio online é essencial para que as vendas presenciais também aconteçam

 

 

A indústria automobilística vem se recuperando e apresentando melhores resultados após a crise que afetou diversos setores da economia, no Brasil. A produção de veículos cresceu 16% de setembro para outubro deste ano; já as vendas aumentaram quase 8% no último mês, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

 

No entanto, muitas concessionárias ainda não conseguem aproveitar o momento para aumentar a venda de veículos. Isso pode ser reflexo da competição existente no mercado das concessionárias e é agravado pelo comprador que está cada vez mais se nutrindo de informações pela internet antes de ir às lojas físicas.

 

De acordo com o Panorama das Concessionárias no Brasil, produzido neste ano pela Followize, em parceria com a Contramestre, o número de visitas presenciais diminui ano após ano nas concessionárias e muitos empresários estão sentindo na pele essa mudança de comportamento do consumidor moderno.

 

Já a pesquisa GearShigt TNS Kantar, realizada para o Google, mostra que 93% dos compradores de veículos pesquisam online antes de chegarem às concessionárias. Devido a essas mudanças, a gestão dos leads e vendas se tornou imprescindível na atualidade.

 

Segundo André Gil, sócio-fundador da Followize, muitas concessionárias ainda sentem dificuldades na hora de gerenciar as novas demandas, desde o primeiro contato até a decisão de compra. Ele acrescenta ainda que 20% das vendas de todos os clientes do mercado automotivo já acontecem por meio de leads atraídos na internet. “Por isso que essa gestão é, sem dúvidas, essencial. Essa solução permite o acesso a relatórios de performance de mídia, ranking de vendas, controle de tarefas, histórico de interações e distribuição de leads. Assim, o nosso cliente consegue ter uma visão completa”, explica.