O QUE É E COMO CALIBRAR O SISTEMA DE ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR
Publicado em: 05/07/2019

Entenda melhor os recursos tecnológicos que seu carro oferece e evite acidentes

 

 

O Sistema de Assistência ao Condutor, ou ADAS (Advanced Driver Assistance Systems)  é um moderno acessório de segurança nos veículos que tem como funções: regulação de velocidade e distância de outros veículos, assistência de frenagem, correção da trajetória do veículo, alerta de colisão iminente, alerta de mudança de faixa, aumento do campo de visão de câmera de ré, detecção de ponto cego e piloto automático inteligente que reduz a velocidade se o tráfego a frente está desacelerado

 

 

Os sensores e câmeras do ADAS geralmente estão localizados no para-brisa ou no capô do veículo e precisam ser calibrados quando o vidro é substituído ou o carro sofre alguma batida e depois de qualquer intervenção que possa afetar o ângulo de direção, como alinhamento ou balanceamento. Caso a calibração do sistema não seja feita, o funcionamento correto do sistema de segurança é prejudicado, ocasionando acidentes.

 

 

Sem a calibração, os sistemas não são sincronizados, nem alinhados e passam informações erradas ou imprecisas ao condutor, que poderão ocasionar até acidentes. Imagine o risco de ter um assistente de permanência de faixa descalibrado e o carro sair da pista? Ou ainda um sistema de frenagem automática de emergência que não freia quando o veículo da frente para? Esses são alguns exemplos de problemas que podem acontecer no dia a dia do motorista que não está com o sistema funcionando corretamente. Com isso, o Assistente ao Condutor passa de auxiliar para vilão.

 

 

A maior parte dos motoristas desconhece a necessidade de calibração do sistema de segurança do carro. Por isso, a rede de serviços especializados da Pilkington, empresa líder na fabricação de vidros automotivos originais e primeira empresa brasileira apta a oferecer o serviço de calibração do ADAS em carros e caminhões, investirá em uma campanha para divulgação e conscientização da importância desse assunto. “Cerca de 40% do investimento da empresa em 2019 está sendo direcionado para esse projeto, que inclui o treinamento das equipes de atendimento das lojas, novos equipamentos, adequação de todas as lojas e melhorias nos processos”, enfatiza Luciana Alves da Silva, Coordenadora de Marketing, Supply Chain e Desenvolvimento de Novos Produtos da Pilkington.