O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ APERTA O BOTÃO S DO FORD EDGE ST?
Publicado em: 23/03/2020

Reservado para veículos de alta performance da marca, contém recursos feitos para empolgar os fãs de automotivos

 

 

O primeiro modelo da Ford no Brasil, o Edge ST foi o primeiro modelo com função ST (Sports Technology).

 

 

O modo Sport é acionado pelo botão S no seletor de transmissão. O motor EcoBoost 2.7 V6 biturbo do SUV gera 355 cavalos de potencia e 54,4 kgfm de torque. Com transmissão automática de oito velocidades e sistema inteligente de tração nas quatro rodas, chega a acelerar de 0 a 100 em 6,2 segundos, chegando a 209 km/h.

 

 

Quando é necessária força extra, o sistema inteligente de tração nas quatro rodas aciona o conjunto interno de embreagem da transmissão, conectando as rodas traseiras ao trem de força. Aumenta a tração em curvas rápidas e pistas escorregadias ou irregulares.

 

 

Outro item que contribui para a condução firme do Edge ST é a suspensão reforçada. E apenas um toque no botão S da transmissão muda a dinâmica do carro instantaneamente. Veja a baixo o que acontece quando ele é acionado:

 

 

  • A tela no painel muda de configuração e passa a exibir o conta-giros.

 

  • O acelerador eletrônico ganha uma nova programação e torna a resposta do motor mais afiada, aumentando também a força do freio, e o ronco fica mais envolvente dentro da cabine.

 

  • Os comandos de marcha na direção (paddle shifters) são habilitados para o controle manual. Ao mesmo tempo, a programação de trocas fica mais agressiva, segurando as marchas em rotação mais alta por mais tempo. As mudanças são mais rápidas para maximizar a aceleração.

 

  • Nas reduções, o sistema de sincronização do trem de força aumenta o giro do motor para trocas mais rápidas e suaves (“rev-matching”).

 

 

O Edge também é equipado com freios a disco nas quatro rodas que oferecem excelente poder de parada e sensação de frenagem. O sistema de freio antibloqueio (ABS) aumenta o controle da direção em frenagens severas em diferentes condições de pista.