O CRESCIMENTO CONTÍNUO DA FROTA DE AUTOMÁTICOS
Publicado em: 23/12/2019

O crescimento expressivo do câmbio automático se dá à procura por conforto e a inclusão do sistema em modelos mais baratos

 

De acordo com recente estudo da Bright Consultoria, em 2019, pela primeira vez, os carros automáticos representarão 51,33% da frota brasileira, refletindo a tendência dos usuários em buscar mais conforto e comodidade para dirigir.

 

Isso se dá ao fato de que o câmbio manual deixou de ser um item opcional em carros de luxo e cada vez mais estão invadindo modelos mais populares com motor 1.0 em versões hatchs, por exemplo. O Fiat Mobi Drive GSR 1.0 se encaixa perfeitamente nessa questão. O modelo conta com câmbio automatizado GSR, o modelo chega ao mercado por R$ 46.990.

 

 

 

Outro fator a ser levado em conta é o pós venda. A categoria de automáticos também ganha expressivo crescimento no mercado de seminovos. Nessa categoria, é possível encontrar modelos por até R$33 mil, como é o caso do Chevrolet Sonic LT 1.6 2012/2013.

 

Muitos consumidores deixam de lado a compra de um 0 km para adquirir um seminovo com mais itens de conforto, como é o caso do câmbio manual, tudo isso pelo mesmo preço de um 0 km novo com menos itens.

 

O fato é que a frota brasileira assim como a global, está em constante mudança e avanço tecnológico. Os itens que antes eram opcionais estarão cada vez mais presentes como itens de série. Hoje, o mercado brasileira está 50/50 quando o assunto é câmbios manuais e automáticos. Porém, em um curto espaço de tempo, poucos modelos ainda serão lançados com opções manuais, que serão direcionadas apenas a modelos de corrida ou em modelos direcionados a consumidores que tem o prazer de trocar a marcha.