NOVO PEUGEOT 9X8 HYPERCAR
Publicado em: 12/07/2021

Projetado para a competição, o novo Peugeot 9X8 deve estrear em 2022 no Campeonato Mundial de Endurance FIA

 

 

 

 

A Peugeot revela o protótipo do Hypercar 9X8, seu carro de competição de última geração, que deve estrear em 2022 no Campeonato Mundial de Endurance FIA (WEC). Hipereficiente, propulsado por uma motorização híbrida e dotado de transmissão integral, o Peugeot 9X8 está alinhado com a estratégia da Neo-Performance desenvolvida pela Marca, com foco numa performance mais virtuosa e responsável, tanto para veículos de série como para veículos de competição.

 

 

 

O novo carro de Endurance da marca do Leão será o sucessor dos Peugeot 905 e 908, modelos de Endurance que venceram as 24 Horas de Le Mans, respectivamente em 1992 e 1993, assim como em 2009. Na linhagem dos seus ilustres predecessores, o 9X8 deve perpetuar a tradição do fabricante no automobilismo, marcada per modelos de alto desempenho e dotados de forte identidade visual, identificáveis ao primeiro olhar.

 

 

 

A ORIGEM DO NOME Peugeot 9×8

 

 

A Peugeot deu a este Hypercar o nome de: Peugeot 9X8. O 9 caracteriza os veículos de competição extremos da Marca, como os modelos de Endurance Peugeot 905 (1990-1993) e 908 (2007-2011). O X evoca as tecnologias de tração integral nas 4 rodas e de hibridação que equipam o Hypercar. Já o 8, é o número que pontua todos os nomes de veículos atuais da Peugeot: 208 e 2008, 308, 3008, 5008 e, obviamente, o 508.

 

 

 

 

 

 

MOTOPROPULSOR HÍBRIDO HIPEREFICIENTE 

 

Desde a confirmação oficial, em setembro de 2020, da participação da Peugeot na categoria LMH (Le Mans Hypercar), as oficinas de Versalhes entraram em efervescência para criar o 9X8.

 

 

Um V6 2,6 litros Bi-turbo de 500kW (680cv) com abertura a 90° (o motor térmico do grupo motopropulsor PEUGEOT HYBRID4 500KW que será instalado na traseira do 9X8) – vem acumulando, como previsto, quilômetros nos bancos de teste desde o mês de abril.

 

 

O motor/gerador elétrico de 200kW que será posicionado na frente, a caixa de câmbio sequencial de 7 marchas e a bateria estão em processo de montagem, de acordo com o cronograma de validação no banco de testes. A PEUGEOT Sport e a Saft, filial da TotalEnergies, enfrentam diariamente desafios tecnológicos para desenvolver conjuntamente a bateria de alta densidade, forte potência e de alta tensão (900 volts).

 

 

 

 

Veja também: Novo Peugeot 3008 

 

 

 

 

FICHA TÉCNICA DO PEUGEOT 9X8   

Categoria: LMH – Le Mans Hypercar

Comprimento: 5000 mm

Largura: 2080 mm

Altura: 1180 mm

Entre eixos: 3045 mm

Motorização: Powertrain PEUGEOT HYBRID4 500KW (tração nas 4 rodas)

Eixo traseiro: Motor a combustão V6 2.6 litros bi-turbo, abertura a 90°, de 500 kW (680 cv.) + transmissão caixa sequencial de 7 marchas

Eixo dianteiro: Motor/gerador elétrico 200 kW + redutor

Bateria: 900 volts