NOVO KIA STONIC HÍBRIDO
Publicado em: 23/11/2021

O Kia Stonic chega para agitar o segmento de SUV’s compactos através de motorização híbrida

 

 

A Kia lançou hoje, 23, de forma, o SUV compacto Stonic. Trata-se do primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana, incluindo a nova logomarca, no mercado brasileiro.

 

 

 

Novo Kia Stonic

 

 

O Stonic traz uma personalidade dinâmica e segura para o segmento de SUVs compactos híbridos leves, com características de condução aprimoradas. Como todos os modelos da marca, a carroceria do Stonic combina linhas horizontais com superfícies de traços suaves.

 

Apesar das dimensões compactas, com 4.140 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e 1.520 mm de altura, a cabine inteligente do Stonic proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.580 mm de distância entre-eixos.

 

 

O tanque de combustível (45 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 17”, e o porta-malas tem capacidade de 325 litros.

 

 

No Brasil, o Kia Stonic tem preço de R$ 149.990 e está disponível em seis cores: preto aurora (perolizado), cinza perene (metálico), branco claro (sólido), amarelo superior (metálico), vermelho alerta (metálico) e azul esportivo (metálico), em tom único. Além disso, o SUV tem sete versões em dois tons, com opções do teto nas cores preto, amarelo e vermelho. Aos acabamentos de pintura metálica e perolizada são acrescidos R$ 2.500,00 e às versões com dois tons, R$ 4.300,00.

 

 

Interior do Kia Stonic

 

No interior, o Stonic possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 8” no centro do painel, compatível com os sistemas Apple CarPlay™ e Android Auto™, e auxilia às manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor. Além disso, os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB disponível na parte de trás do veículo.

 

O Stonic vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida de 4.3” com indicador de fluxo de energia e sistema de som.

 

 

Segurança

 

Sobre a segurança, o Stonic é construído sobre uma plataforma resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições. O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de alta rigidez torcional, 24% superior à da geração anterior.

 

Essas tecnologias incluem air bags frontais, laterais e de cortina, estes percorrendo todo o comprimento da cabine, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa (HAC).

 

 

Conjunto mecânico

 

 

Seu principal atributo, em versão única é motorização híbrida. O modelo é composto pelo motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.

 

O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. O modelo apresenta três modos de condução: Eco, Normal e Sport.

 

 

Com essa configuração, o Stonic – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 13,3 km/l na cidade e de 13,2 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.