NOVA LEGISLAÇÃO IRÁ REDUZIR EMISSÃO DE GASES POLUENTES DE VEÍCULOS COMERCIAIS PESADOS
Publicado em: 17/07/2019

As novas resoluções do Proncove entrará em vigor em 2023

 

Já é de conhecimento de toda a indústria automotiva brasileira que será preciso, nos próximos anos, se adequar às novas resoluções do Programa de Controle da Poluição do Ar para Veículos Automotores, o Proconve, aprovadas em novembro de 2018. Na ocasião, foi estabelecida a chamada fase P8 para os veículos comerciais pesados a diesel, equivalente à norma Euro VI, em vigor na Europa desde 2013.

 

É uma excelente iniciativa da indústria automotiva e dos órgãos governamentais, pois os gases poluentes provenientes dos motores a combustão são altamente prejudiciais à saúde, causando doenças pulmonares e diversas outras. Assim, a redução na emissão desses poluentes irá melhorar a qualidade do ar que respiramos e, consequentemente, a saúde e bem estar de todos.

 

Um dos pontos da resolução é a introdução dos testes em situação de tráfego real, que vai garantir que o motor calibrado e certificado em laboratório atenda aos limites de emissões também em condições reais de uso. Essa exigência deverá levar ao desenvolvimento de sistemas de pós-tratamento mais robustos.

 

Mas, além do apelo ambiental, a implementação do P8 no Brasil torna nosso País mais competitivo internacionalmente, oferecendo produtos do mesmo nível de países europeus e asiáticos, que adotam normas rigorosas de emissão de poluentes há anos. As novas regras do programa entram em vigor em 2023.