MOURA PASSA A FAZER PARTE DO E-CONSÓRCIO DA VOLKSWAGEN
Publicado em: 17/10/2019

Projeto da VWCO foi estruturado no último domingo (13) durante a Fenatran

 

O Grupo Moura passa a integrar o e-Consórcio, projeto revolucionário liderado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) que impulsionará a produção de caminhões elétricos no Brasil.

 

A empresa voltada para produção de baterias e sistemas de acumulação de energia será responsável pela importação das baterias de lítio produzidas pela companhia do setor de baterias de lítio chinesa Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. (CATL), além de realizar manutenção e pós-venda dos produtos, incluindo a sua futura reciclagem e reaproveitamento de seus componentes. Isso significa estar presente em todo gerenciamento do ciclo de vida da bateria.

 

A estruturação do e-Consórcio, cujo anúncio foi feito no último domingo (13), no 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran 2019, prevê a fabricação em série de caminhões já em 2020.

 

Pouco mais de um ano após a Cervejaria Ambev anunciar a intenção de contar com mais de 1/3 da frota parceira composta por pelo menos 1.600 caminhões VWCO elétricos até 2023, maior anúncio do tipo no mundo.

 

As baterias de lítio produzidas pela CATL e que serão importadas e receberão serviços de manutenção local pela Moura irão atender os modelos e-Delivery de 14 toneladas – primeiro veículo que será produzido pelo e-Consórcio em Resende (RJ) – e a versão de 11 toneladas. A bateria utiliza a química Lítio, Ferro e Fosfato (LFP), que se destaca por seu maior tempo de vida útil e maior densidade energética, além de ampla capacidade para suportar ciclos profundos (recargas totais após descargas completas). Tudo isso sem promover oscilações em seu desempenho.