MODO CORRETO DE VERIFICAR O ÓLEO LUBRIFICANTE DO SEU CARRO
Publicado em: 24/07/2019

Importante e simples tarefa de verificação é explicada por analista da GT-Oil  

 

Além de seguir as trocas regulares nos períodos indicados pela montadora, respeitando os prazos e as especificações do produto, o motorista deve fazer verificações do nível do óleo lubrificante para se certificar de que não existe vazamento ou qualquer outro problema que possa afetar a vida útil do motor do veículo.

 

De acordo com Guilherme Ferreira, analista de qualidade da GT-Oil, uma das principais fabricantes nacionais com linha completa de lubrificantes, não há uma periodicidade específica para checar o nível do óleo, mas é bom ter uma rotina de verificação pelo menos uma vez ao mês ou até mais vezes. Ele explica que o processo é bem simples e não leva mais que cinco minutos e também recomenda: “É importante que o carro esteja com o motor frio e em local plano para que a marcação esteja correta. O ideal é fazer a avaliação antes de dar a primeira partida do dia no carro”, explica.

 

Caso não seja possível, é preciso que o carro esteja desligado pelo menos há 20 minutos para o óleo descer das peças do motor e retornar para o cárter.

 

Quando o motorista detecta que o nível do óleo está abaixo do limite recomendado, o correto é completar o nível antes de dar a partida e manter a rotina de verificação para detectar essas perdas e avaliar se está dentro do esperado ou não.

 

Segundo o analista de qualidade da GT-OIL, o que vai indicar se há vazamento ou consumo excessivo de óleo é a variação acima do normal que o fabricante estabelece.

 

Responsável também pela limpeza do motor, o óleo lubrificante perde algumas características com o uso. Os compostos que proporcionam a limpeza se degradam e se tornam cada vez mais escassos. Somado a isso, há o acúmulo de impurezas que fica no óleo e a própria degradação natural que alteram as propriedades de viscosidade.