MICKEY MOUSE, O SEDÃ DKW QUE VIROU CUPÊ E FICOU IMBATÍVEL EM PISTAS TRAVADAS
Publicado em: 30/09/2021

O personagem de Walt Disney virou um carro na década de 60, conheça o modelo

 

 

Creio que todos já ouviram falar e conhecem muito bem o Mickey Mouse, famoso personagem de Walt Disney. Mas tenho certeza de que poucos conheceram o Mickey Mouse, carro de corridas da década de 1960, ou o viram competir em Interlagos e em circuitos de rua de cidades do interior e até do Nordeste brasileiro.

 

Muito poucos tiveram oportunidade de pilotar o Mickey Mouse, um protótipo derivado de um DKW Belcar sedã quatro portas.

 

O veículo recebeu essa denominação provavelmente de Jorge Lettry, o famoso chefe da equipe Vemag de competição até 1966. E a ideia de transformação do automóvel surgiu em uma corrida no Autódromo de Rivera, no Uruguai, quando Lettry viu um carrinho francês, Dyna Panhard, do piloto uruguaio Flor del Campo modificado e com menor distância entre eixos que exibiu muita agilidade nas curvas do travado circuito e deu trabalho aos adversários.

 

Quando regressou a São Paulo, Lettry transferiu ao chefe dos mecânicos da Vemag, Miguel Crispim, a ideia de construir um DKW Belcar, com menor distância entre eixos, como o Dyna Panhard, que o encantou no Uruguai.

 

Essa característica deu ao Dyna Panhard muita agilidade em curvas de baixa velocidade, o que representava grande vantagem em pistas travadas e em corridas de rua, muito comuns no Brasil naquela época.

 

 

A transformação

 

A primeira providência foi cortar o chassi e a carroceria, soldá-los e montar o novo modelo. As outras operações foram mais complicadas, porque o para-brisa ficou 6 centímetros mais baixo, para melhor fluxo aerodinâmico, o que exigiu a produção de um novo componente para o automóvel.

 

Com a redução do cumprimento, o modelo inicial, um sedã quatro portas, foi transformado num cupê duas portas, o que também exigiu um novo projeto interior, inclusive com a reformulação do painel de instrumentos.

 

O carro possuía motor Corvette ou Ford Edelbrock, de elevada cilindrada que rejuvenesciam as categorias e atraiam o público com o desempenho que atingiam.