Mercedes-Benz mostrou Vision EQXX que pode rodar 1 mil km
Publicado em: 09/01/2022

Na CES 2022, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Mercedes-Benz mostrou o conceito elétrico Vision EQXX que é capaz de rodar 1 mil quilômetros com uma carga de bateria. O modelo, que tem motor de 204 cv, deve estar no mercado mundial entre 2 e 3 anos, segundo a montadora alemã.

 

O conceito, que foi desenvolvido em 18 meses, contou com a colaboração da divisão High Performance Powertrains da Mercedes-AMG, que é responsável pela Fórmula 1. Desta forma, foi possível produzir uma bateria menor em 50% do tamanho e 30% do peso. Além disso, o carro ganhou o compartimento OneBox para alocar componentes eletrônicos e elétricos. Com isso, conferiu mais espaço para as células de baterias, que tiveram um tratamento químico dos ânodos. O Mercedes-Benz Vision EQXX ainda traz painéis solares de 117 células que alimentam o s faróis, sistema de ventilação e entretenimento. O conceito também conta com derivados de cana de açúcar e fibra de carbono dos carros da F1.

 

O carro conceito tem motor elétrico de 150 kW, ou 204 cv. De acordo com a fabricante germânica o consumo médio ficou na casa dos 10 km/kWh. O modelo ainda recebeu elementos aerodinâmicos para diminuir a resistência com o ar e rodas de magnésio de 20” com pneus desenvolvidos pela Bridgestone.

 

O Vision EQXX conta com um design futurista com linhas arredondadas. Por isso, o modelo tem um amplo capô sem nenhum vinco e faróis por toda a dianteira do conceito. A traseira tem teto caído como nos carros coupé. Já o interior traz uma gigante tela por todo o painel do veículo. Claro, ela serve de central multimídia e, também, de painel de instrumentos.