MCLAREN SENNA GTR
Publicado em: 18/02/2020

Uma das 75 unidades fabricadas ficará em solo brasileiro, o modelo fará parte do acervo Museu-Escola Fundação Lia Maria Aguiar

 

A Fundação Lia Maria Aguiar apresenta em São Paulo (18), junto à McLaren e a Senna Brands, o McLaren Senna GTR, um dos modelos históricos que poderá ser visto no acervo do Museu-Escola Fundação Lia Maria Aguiar, a ser inaugurado na cidade serrana em 2021.

 

Desenvolvido pela McLaren Special Operations e único da América Latina dentre 75 unidades existentes no mundo, o modelo veio de série como um Experimental Prototype (XP), e apresenta personalização exclusiva com detalhes de pintura e acessórios escolhidos pela presidente da Fundação, Dona Lia Maria Aguiar, em homenagem ao piloto Ayrton Senna.

 

O McLaren Senna GTR é equipado com a versão mais extrema do motor V8 biturbo de 4 litros da McLaren. A unidade M840TR, com turbocompressores twin-scroll controlados eletronicamente, produz 825 HP de potência e 800 Nm de torque. São três as opções de modo de direção: Wet, Track e Race.

 

O sistema de escape do conceito, com saídas laterais localizadas logo à frente das rodas traseiras, foi substituído por um sistema de saídas traseiras mais convencional, com os tubos emergindo do capô traseiro sob a asa traseira.

 

O difusor dianteiro foi redesenhado e o difusor traseiro reduziu de tamanho em comparação com os componentes do GTR Concept de 2018 para otimizar o desempenho e atender aos padrões de desempenho de pista exigidos. Outras mudanças em comparação com o conceito incluem novos componentes nos cantos dianteiros e geradores de vórtices de cada lado do carro para garantir um fluxo de ar estável por baixo do chassi.

 

O McLaren Senna GTR leva o domínio da McLaren em fibra de carbono a um novo nível de desempenho para um carro de pista da McLaren, combinando peso leve com imensa rigidez estrutural. Um dos carros mais leves que a McLaren Automotive já produziu, o McLaren Senna GTR pesa 1.188 kg.

 

O McLaren Senna GTR é 10 kg mais leve que o McLaren Senna. Isso acontece porque muitos dos confortos do McLaren Senna foram eliminados no McLaren Senna GTR, incluindo telas sensíveis ao toque e sistema de áudio. No entanto, o ar condicionado foi mantido.

 

O pára-brisa e as janelas laterais, com aberturas de correr, são de policarbonato. As portas “tesoura” de fechamento suave são equipadas com um mecanismo de liberação manual. Os pára-lamas largos acomodam as rodas de 19” com trava central.

 

Elementos aerodinâmicos externos de fibra de carbono têm acabamento brilhante como padrão. As rodas podem ser Preto Brilhante, Prata Race ou Grafite Escuro Fosco, e a cor dos suportes das portas e das pinças de freio podem ser especificada em Azul Azura, vermelho ou Laranja McLaren.

 

Em relação à segurança, o McLaren Senna GTR é equipado com muitos auxílios eletrônicos de pilotagem, incluindo ABS, controle de tração e controle dinâmico de estabilidade eletrônico. Além disso, possui controle de velocidade no pit Lane, sistemas de monitoramento da pressão dos pneus e da temperatura dos pneus, sensores de desgaste de pastilhas de freio, tecnologia de limpeza de disco de freio e radar anti-colisão.

 

No interior, o banco de corrida leve de fibra de carbono tem aprovação da FIA, bem como o cinto de segurança de seis pontos. Um assento de passageiro está disponível como opcional. Como convém a um carro somente para pistas, a cabine não tem airbags, nem sistema de entretenimento e outros sistemas de auxílio ao motorista. Há um acabamento acetinado para os elementos de fibra de carbono do interior, as soleiras são cobertas com carpete preto e o teto é de Alcantara.

 

A tela do piloto exibe os principais dados nas formas mais simples, com uma linha de LED’s de mudança de marchas ao longo da borda superior. LED’s na lateral do habitáculo avisam a diminuição da distância em relação ao carro de trás por meio do sistema de radar anti-colisão de série. Uma tela central adicional, substituindo a tela touch-screen do McLaren Senna, mostra a vista da câmera montada na parte de trás. O volante tem borboletas de mudança de marcha integradas, é ajustável em altura e profundidade e possui sistema de liberação rápida.

 

O Senna GTR é equipado com um rádio de comunicação do box para o carro e duas câmeras on-board. Há botões on-off simples para controle de largada, controle de velocidade no pit Lane e configuração dinâmica de chuva leve. O botão de partida do motor é montado no teto.

 

Apenas 75 McLaren Senna GTR serão construídos no Centro de Produção da McLaren em Woking, no Reino Unido, com as primeiras entregas sendo feitas em setembro de 2019. Com preço de £ 1,1 milhão, todos os carros estavam reservados a seus proprietários apenas algumas semanas após a abertura da carteira de pedidos aberta após a estréia do McLaren Senna GTR Concept no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2018.