MANUTENÇÕES QUE DEIXAM O CARRO COMO NOVO
Publicado em: 20/12/2019

Determinados cuidados com o veículo garantem que o carro sempre fique com cara de novo

 

Está cada vez mais comum a troca de veículos em um curto período de tempo, no entanto, é sempre bom manter determinados cuidados para sempre ter um carro como novo. Para isso, Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell, dá dicas de manutenção preventiva para manter seu carro sempre em ordem.

 

Cheque regularmente se os cabos da bateria estão limpos e bem fixados nos polos. Com o tempo, a oxidação dos componentes da bateria forma resíduos que se acumulam nas pontas dos conectores.

 

O uso constante de combustíveis aditivados ajuda a limpar o motor de resíduos, protege e lubrifica as partes internas para que se movimentem mais suavemente, reduzindo o gasto de energia, além de auxiliar na sua performance e desempenho.

 

Todos os carros possuem três filtros básicos: de ar, de óleo e de combustível. Por isso, é importante verificá-los a cada revisão programada do veículo. Eles são baratos e fáceis de substituir, mas caso não estejam mais adequados para o uso, podem causar grandes estragos no motor.

 

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O fluido dos freios é um item importantíssimo no sistema de frenagem de qualquer veículo. É ele que transmite a pressão do pedal de freio para as rodas, desacelerando o veículo. Por isso, é fundamental que ele esteja sempre no nível correto. Recomenda-se trocar o produto, em média, a cada dois anos ou conforme a indicação do fabricante.

 

Óleo do motor lubrifica as peças e impede que os componentes metálicos sofram com o atrito, já que este desgaste pode aumentar a temperatura e levar o motor a fundir. Por isso, é muito importante fazer a troca periódica do óleo do motor, que, geralmente, precisa ser feita a cada 5 mil a 10 mil quilômetros.

 

Pneus bem calibrados e com o alinhamento e balanceamento em dia evitam o desgaste irregular e excessivo, além de prolongar sua vida útil. A cada 10 mil quilômetros, faça o alinhamento, o balanceamento e o rodízio entre os pneus.