MANUTENÇÕES DE FINAL DE ANO
Publicado em: 29/11/2019

O Cesvi Brasil dá dicas de como manter a manutenção do carro em dia

 

Dezembro já está batendo à porta, e com ele as férias também. Muitos aproveitam esse período para viajar, seja por descanso ou grandes aventuras. Independente do motivo, é necessário estar em dia com a manutenção do veículo, principalmente nessa época do ano em que há uma movimentação maior de carros nas estradas.

 

E foi pensando nisso, que o Cesvi Brasil, preparou uma lista de dicas para aproveitar o final de ano em segurança, seja reforçando a segurança veicular, bem como a dos passageiros.

 

Inspeção Visual: Verifique o funcionamento dos conjuntos de iluminação e sinalização do carro, como faróis, lanternas, luzes de freio e setas. É muito importante que você veja e seja visto nas estradas. Além disso, uma lâmpada queimada é motivo para multa.

 

Níveis de fluídos: Além do combustível, outra checagem importante e fácil é a análise dos níveis de fluídos do veículo? Óleo do motor, líquido de arrefecimento, dos freios e do limpador de para-brisas. Em caso de dúvida, consulte o manual do fabricante.

 

Estado dos pneus: Examine o nível de desgaste e pressão de todos os pneus, inclusive o estepe. Quando gastos e descalibrados, eles perdem aderência ao solo e podem trazer riscos para a segurança de quem está no veículo.

 

 

Além da manutenção do veículo é necessário alguns cuidados especiais com os passageiros, para isso lembre-se:

 

– Nunca transporte mais pessoas que a quantidade máxima permitida para o veículo;

 

– Nunca transporte pessoas sentadas nas portas ou em pé nos bancos, bem como nas caçambas de picapes ou caminhões;

 

– Não transporte pessoas no porta-malas;

 

– Cuidado com os pedestres em rodovias e ruas.