LONGA VIAGEM DE CARRO, E AÍ, VAI ENCARAR?
Publicado em: 26/12/2018

 

Muitos  usam como opção para fugir do temido medo de avião, outros para ter uma ótima experiência e espirito aventureiro, ou que seja apenas economizar 

 

 

Logo no início do ano, o período das férias chega. Durante esse tempo, muitas pessoas aproveitam para viajar e cair na estrada! Porém, essa atividade não pode ser feita de qualquer jeito. Ter planejamento e cuidado ao se aventurar é essencial, principalmente se optar por ir de carro.

 

 

As precauções devem ser feitas momentos antes da viagem, como a revisões do carro e o planejamento do roteiro.

 

O planejamento deve começar com todas as revisões do veículo. Não saia sem ter a certeza de que esteja tudo certo com o veículo. Procure barulhos ou ruídos estranhos que podem comprometer o bom funcionamento do carro.

 

 

A manutenção preventiva evita problemas inesperados e garante uma viagem mais segura e tranquila. De acordo com a NGK, marca especialista em sistema de ignição, os itens desse conjunto, como velas, cabos e bobinas, devem ser priorizados durante as revisões.

 

“Essas peças são de fundamental importância para o funcionamento do motor e, quando desgastadas, podem causar problemas sérios, especialmente durante uma viagem, como dificuldades na partida, problemas nas retomadas, perda de desempenho e marcha lenta instável”, alerta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.

 

Segundo o especialista, a manutenção preventiva também ajuda a economizar, já que o uso de velas desgastadas pode aumentar o consumo de gasolina e etanol. Além disso, velas com problemas podem danificar outras peças do veículo, uma vez que sobrecarrega todo o sistema de ignição, reduzindo muito a vida útil de cabos e bobinas.

 

É recomenda a checagem do sistema de ignição conforme especificação da montadora, a cada 10 mil quilômetros ou anualmente.

 

 

Se programe para paradas de descanso e hospedagem, principalmente no período da noite, viajar é legal, mas com sono não dá. Se puder ir com alguém que possa dividir a responsabilidade de conduzir o carro, melhor ainda, ninguém está preparado para encarar longas horas de estrada sozinho.

 

 

Esteja sempre preparado financeiramente caso haja um problema com você ou com o carro.

 

Ter um kit de primeiros socorros por perto com curativos e remédios para enjoo. Não é necessário falar do cinto de segurança e de acentos para as crianças né? Ter algum sistema de GPS ajuda também. Faça paradas em locais permitidos, de boa sinalização e seguros.

 

Preste atenção no clima, estrada e tempestade não combinam, talvez seja hora de fazer uma parada extra.

 

Levar comidas e bebidas é uma boa ideia, opte por coisas frescas e leves. Pense também na logística das malas, deixe sempre à mão aquilo que vai precisar durante o caminho. Roupas confortáveis são essenciais para uma viagem mais tranquila, ninguém fica de bom humor com o sapato apertado. Faça uma Playlist divertida para deixar a viagem mais legal.

 

Não se esqueça do kit básico de três componentes, triângulo, macaco e chave de rodas. Verifique se todos eles estão em bom estado. Talvez seja necessário usá-los no caminho, afinal nunca se sabe quando imprevistos irão acontecer. É bom estar preparado.

 

Última dica para você, porém não menos importante: evite sair em horários de pico, não queira começar a viagem se estressando, lembre-se, viagem é para relaxar!