LIMITADOR DE VELOCIDADE E CAIXA PRETA SERÃO OBRIGATÓRIOS NA EUROPA A PARTIR DE 2022
Publicado em: 01/04/2019

A medida visa reduzir o número de mortes no trânsito

 

A Comissão Europeia aprovou e a partir de 2022, todos os carros no velho continente terão obrigatoriamente, limitador de velocidade e caixa preta, para gravar os dados do veículo. A medida visa reduzir o número de mortes no trânsito.

 

A mudança ainda está em fase de aprovação pelo Parlamento Europeu e deve ser concluída no segundo semestre deste ano e incorporada pelos países da União Europeia. A partir de 2022, os automóveis lançados serão obrigados a disponibilizar as tecnologias de série, enquanto os modelos que já estão à venda terão mais dois anos para se adequar, até 2024. A União Europeia estima que as mudanças podem evitar até 25.000 mortes somente na Europa dentro de 25 anos.

 

Os limitadores de velocidade inteligentes usarão GPS e câmeras que identificarão as velocidades permitidas nos diferentes trechos da cidade, avisando respectivas mudanças e limitando a velocidade máxima praticada. A caixa preta, por sua vez, servirá para gravar os dados dos carros. Outros itens obrigatórios serão: sistema autônomo de frenagem de emergência e aviso de troca de faixas.