INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIAS DE MOBILIDADE, DA CONTINENTAL, SE BASEIAM EM CONCEITO DE CIDADE INTELIGENTE
Publicado em: 03/01/2019

De olho no futuro nas novas tendências de conectividade tecnológica, empresa desenvolve o sistema Antenna Coupling 

 

O avanço da tecnologia permite que os smartphones funcionem como complemento de um automóvel, melhorando também a experiência de dirigir. Porém desafios como duração de bateria e o risco de usá-lo enquanto se dirige, são notadas.

 

Uma Smart City busca conectar tecnologias e pessoas a fim de melhorar a qualidade de vida delas. Mais da metade das cidades européias com mais de 100 mil habitantes já possuem ou estão construindo uma estrutura dentro deste conceito. No Brasil, cidades como Jundiaí (SP) avançaram consideravelmente nesta ideia e pretendem começar sua implantação já em 2025. Além disso, existe um conselho consultivo que reúne diversas empresas alemãs em São Paulo para discutirem sobre novas soluções e possibilidades.

 

Pensando na questão de mobilidade urbana, o Antenna Coupling, solução desenvolvida pela Continental, pode receber e armazenar informações de outros dispositivos, podendo auxiliar o motorista para seguir rotas melhores, ver serviços disponíveis nas proximidades, além de alertas de segurança.

 

Segundo Iaran Gadotti, gerente de Engenharia de Desenvolvimento da Continental, essa integração de tecnologias pode trazer diversos benefícios aos usuários. “As pessoas estarão sempre conectadas com tudo que está acontecendo ao seu redor e serão auxiliadas de diversas formas. Com certeza, este conceito é uma tendência mundial e causará uma mudança radical e positiva na forma como as pessoas utilizam os dispositivos digitais de um automóvel”, comenta.

 

Além disso, estudos estão sendo feitos para que seja possível que o sistema detecte alguns costumes do motorista, como a velocidade média, nível de frenagem e trajetos habituais. Assim, será possível que sua inteligência ative dispositivos para auxiliar o condutor nessas situações, além de detectar e alertar sobre possíveis falhas mecânicas ou elétricas do veículo.