Em março, as marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automores – Abeifa , registraram alta de 1,2%, em relação a fevereiro de 2019, com 2.524 unidades vendidas. Quando comparado a março de 2018, onde foram comercializadas 3.457 unidades, a queda foi de 27%. Assim, o desempenho negativo deste ano fez com que o acumulado do trimestre também sofresse queda, 11,4%.
Com 4.995 unidade licenciadas (importados e produção nacional), a participação dos associados à Abeifa foi de 2,5% do mercado total de autos e comerciais leves.
As marcas que mais venderam em março foram: Kia Motors (710 unidades/ -1%), Volvo (606/+6,1%), BMW (327/+75,8%), Land Rover (193/+1,6%) e Suzuki (179/+9,1%).
Entre as 16 associadas à Abeifa, que também produzem nacionalmente, BMW, CAOA Chery, Land Rover e Suzuki, fecharam março último com 2.471 unidade vendidas, com alta de 5,8% quando comparado a fevereiro de 2019. Em relação a março de 2018, a alta foi de 44,5 %.
Desempenho negativo
‘’Mantemos esperança na retomada da economia ainda ao longo do ano. Mas certamente nossa expectativa foi alta demais desde o princípio de dezembro último, quando – em realidade – teremos de ter paciência por mais algum tempo para resgatarmos melhor desempenho de vendas de veículos importados’’, analisa José Luiz Gandini, presidente da Abeifa.
Para ele, a instabilidade do dólar, com tendência de alta há vários meses e o descrédito do consumidor na economia nacional, foram determinantes para o comportamento de vendas no setor.
Outros fatores importantes para o cenário de queda foram as ‘’circunstâncias compulsórias’’ que influenciam diretamente no setor de importados, como os benefícios fiscais, federais e estaduais, para os fabricantes nacionais, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além da base para do ICMS, segundo Gandini.