FORD PAMPA, UMA PICAPE INOVADORA E HISTÓRICA
Publicado em: 20/01/2020

Primeira picape oriunda de um carro médio no Brasil, renovou o seguimento trazendo uma versão 4×4

 

A liderança mundial da Ford em picapes foi construída, principalmente, em cima do sucesso das linhas Série F e Ranger. Mas a marca produziu também outros modelos famosos, que marcaram época e ajudaram a firmar a sua tradição nesse segmento. Um deles é a Pampa, primeira picape derivada de um carro médio no Brasil, que liderou as vendas da categoria durante os 15 anos em que foi produzida, de 1982 a 1997, e conquistou muitos fãs.

 

Na cabine, a Pampa tinha o mesmo conforto do sedã, com uma distância entre-eixos ampliada de 2,44 para 2,58 metros que contribuía para oferecer a maior caçamba da categoria.

 

O Modelo também trouxe algumas inovações para o seguimento como a primeira picape pequena a oferecer uma versão 4×4, e também inovou com uma garantia de três anos contra a corrosão, então a maior do mercado.

 

Em 1997, último ano de produção da Pampa, o motor 1.8 passou a ser equipado com injeção eletrônica EEC-IV. Com mais de 380.000 unidades vendidas, ela se manteve como a picape derivada de automóvel mais vendida do segmento, sendo reconhecida pela robustez e conforto até ser sucedida pela Courier.