FORD FAZ PARCERIA COM O MCDONALD’S
Publicado em: 06/12/2019

O intuído do projeto é usar a palha de café em peças automotivas

 

A Ford firmou uma parceria com o McDonald’s nos Estados Unidos para aproveitar a palha de café – casca seca do grão que sobra no processo de torrefação – na fabricação de peças de automóveis. O projeto pode dar novo destino a boa parte das milhares de toneladas de palha de café que são geradas por ano, normalmente usadas como adubo ou carvão.

 

A empresas descobriram que a palha de café tem propriedades capazes de reforçar certos tipos de peças, criando um material durável. Quando é aquecida a altas temperaturas sob baixo oxigênio e misturada com plástico e outros aditivos, ela dá origem a um granulado que pode ser moldado em vários formatos.

 

Segundo a Ford, os componentes feitos com esse composto são cerca de 20% mais leves e consomem até 25% menos energia no processo de moldagem. Esta é uma prioridade para a Ford há mais de 20 anos e um exemplo de avanço na economia de circuito fechado, onde diferentes indústrias trabalham juntas e trocam materiais que de outra forma seriam descartados.”

 

Não é a primeira vez que a Ford pesquisa alternativas para substituir os plásticos à base de petróleo por materiais biológicos e subprodutos agrícolas. Em 2007 por exemplo, foi a primeira empresa a usar uma espuma à base de soja em bancos e forros, em 2010 usou algodão reciclado de roupas em forro acústico de portas e porta-malas, e mais recentemente, em 2018 transformou Bambu em compostos plásticos de peças internas e no compartimento do motor.