FORD ECOSPORT DE NOVA GERAÇÃO ALCANÇA O MARCO DE 500 MIL UNIDADES
Publicado em: 27/09/2019

do total de modelos fabricados em Camaçari, BA, 59% foram destinados ao mercado interno

 

A Ford comemorou a produção de 500.000 unidades do EcoSport de segunda geração na fábrica de Camaçari, na Bahia, desde 2012. Desse total, 59% foram destinados ao mercado interno e 41% exportados para países como Argentina, México, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

 

O modelo é o primeiro veículo global desenvolvido no Brasil, e hoje, também é fabricado na China, Índia e Romênia, porém, a venda é destinada para mais de 150 países.

Se fossem enfileirados, os 500 mil veículos formariam uma linha contínua de 2.134 km, a mesma distância de São Paulo a Recife.

 

Desde a chegada da nova plataforma, o SUV já passou por importantes renovções. Na linha 2018, mudou totalmente o trem de força, com a introdução do motor 1.5 TiVCT Flex de três cilindros, com 137 cv, e da transmissão automática de seis velocidades. Já na linha 2020, apresentada este ano, o EcoSport trouxe a versão Titanium sem estepe na traseira com tecnologia de pneus “run flat”.

 

A evolução do EcoSport é resultado também de grandes investimentos na manufatura, com a adoção de novos equipamentos e tecnologias avançadas de teste e controle de qualidade na fábrica de Camaçari.

 

Na renovação da linha 2018, a fábrica incorporou 22 novos robôs na área da carroceria e um sistema a laser de altíssima precisão para a furação da parte dianteira da carroceria. Foram adotados ainda novos ferramentais de estamparia, transportador aéreo de pneus e braços pneumáticos de montagem, além de um sofisticado gerenciamento de qualidade à prova de erro.

 

Desde a primeira geração, lançada em 2003, a produção total do EcoSport na Bahia já passa de 1,2 milhão de unidades.