FORD DESENVOLVE TECNOLOGIA PARA EVITAR ACIDENTES DE CICLISTAS COM ABERTURA DE PORTA
Publicado em: 10/03/2020

A Ford apresentou na Europa, uma tecnologia para ajudar evitar acidentes envolvendo motos, bicicletas e patinetes, pois ainda é grande o número de acidentes envolvendo esses meios

 

 

 

Colisões causadas pela abertura de porta de carros estacionados estão cada vez mais freqüentes no dia-a-dia de pessoas que usam esses meios como transporte. Um alerta chamado de “alerta de abertura de porta”, emite sinais visuais e sonoros para que quem esteja dentro e fora do veículo possa ficar atento e acabar gerando menos acidentes.

 

 

O sistema funciona por meio de sensores já existentes nos carros da Ford usados para detecção de ponto cego e frenagem automática, analisando a aproximação de veículos tanto pelo lado do motorista como do passageiro quando uma porta é aberta. Ao detectar a possibilidade de uma colisão, ele dispara um alarme e dispara LEDs vermelhos instalados nas bordas do espelho retrovisor e na parte interna da porta, alertando quem está passando.

 

 

Engenheiros estão desenvolvendo mecanismos para impedir temporariamente a abertura da porta do carro, até o sistema identificar que não haja ninguém no perímetro. O motorista tem a opção de desativar manualmente esse recurso, caso não tenha interesse em usá-lo. A tecnologia ainda está sendo testada para atender diferentes mercados, tanto com o volante à direita ou esquerda, assim como diferentes opções de vias ou faixas.