FORD DÁ UM NOVO FINAL PARA GARRAFAS PLÁSTICAS
Publicado em: 23/07/2019

A Ford está transformando garrafas plásticas em peças para carros. O número de garrafas descartadas no mundo é de 526 bilhões ao ano, a Ford recicla cerca de 1,2 bilhões no mesmo período

 

 

A Ford Motor Company está reciclando garrafas plásticas para a produção de tapetes e carpetes e outros componentes de seus veículos, como é o caso do novo EcoSport.

 

O projeto começou a mais de 20 anos, quando a Ford usava o material no Modeo. Hoje, a produção ganhou projeção mundial na produção de componentes automotivos. Atualmente, a Marca recicla cerca de 1,2 bilhões de garrafas plásticas por ano, sendo que, cada carro pode conter cerca de 470 garrafas em sua composição, como é o caso do novo EcoSport.

 

O processo começa com a coleta das garrafas, que são fragmentadas em pequenos pedaços e posteriormente transformados em fibra. Essas fibras são misturadas com outros tipos de materiais em um processo têxtil, formando o material que dá origem ao carpete.

 

Aqui no Brasil, a Ford usa outros materiais que visam durabilidade e impacto ambiental, como é o caso da fibra de juta, que é usada na tampa do porta-malas do Ford Ka, que ganhou mais resistência, redução de peso e ajuda na sustentabilidade.

 

É valido lembrar que, toda forma de reciclagem é positiva para diminuir a quantidade de plástico descartados, que podem acabar em locais como mares e oceanos. O número de garrafas plásticas descartadas no mundo atualmente é de 526 bilhões por ano.