ENTENDA OS TRÊS TIPOS DE MANUTENÇÃO
Publicado em: 09/12/2019

O Cesvi Brasil explica que as manutenções são classificadas como preventiva, preditiva e corretiva

 

 

Manutenção preventiva

 

A manutenção preventiva em veículos é determinada pelo manual do proprietário. Elas são realizadas no veículo envolvendo a troca de componentes, de fluidos e óleos em geral, ajustes, inspeções e verificações. O objetivo é evitar que falhas ocorram, aumentando a vida útil dos componentes de diversos sistemas do automóvel, além de reduzir os custos operacionais.

 

 

Manutenção preditiva

 

Muitos confundem manutenção preventiva (programada) com a preditiva. Quando se trata do segundo caso, estamos nos referindo à necessidade de substituição de peças acusada por meio de sensores ou de uma análise prévia do componente. Essa análise pode ser feita visualmente ou por medições, determinando ou não a substituição do componente.

 

 

Manutenção corretiva

 

Ocorre quando um componente apresenta falha e necessita ser substituído, não havendo um prazo determinado para que a falha ocorra – quando ela ocorre, a peça será substituída.

Esse tipo de manutenção gera um custo muito maior para o reparo em função dos danos se estenderem para outros componentes.

 

A recomendação geral é que o plano de manutenção seja realizado dentro dos intervalos estabelecidos pelas montadoras, que podem ser em prazos de tempo ou quilometragem.